Morre atriz indígena que recusou Oscar em nome de Marlon Brando

Ato realizado por Sacheen Littlefeather serviu como protesto contra o tratamento dado a nativos americanos pela indústria cinematográfica

Sacheen Littlefeather, a atriz e ativista nativa americana famosa por ter recusado o Oscar de Melhor Ator em nome de Marlon Brando, morreu aos 75 anos. A causa não foi confirmada, mas ela sofria de câncer de mama desde 2018.

Numa declaração oficial dia 2 de outubro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou a morte de Littlefeather. A organização publicou em suas redes sociais uma citação da atriz:

“Quando eu me for, sempre lembrem que cada vez que você defende sua verdade, você manterá minha voz e as vozes de nossas nações e povos.”

- Advertisement -

A atriz havia sido homenageada pela Academia, em 17 de setembro último, em uma cerimônia onde a entidade se desculpou publicamente pelo tratamento recebido por ela durante o Oscar em 1973.

Sacheen Littlefeather, Marlon Brando e o Oscar de 1973

Sacheen Littlefeather subiu ao palco naquele ano em nome de Marlon Brando, premiado como Melhor Ator por “O Poderoso Chefão”. Ela anunciou o desejo do astro de recusar a estatueta por como a indústria do cinema lidava com os nativos americanos.

Leia também:  Blink-182 toca a inédita “Can’t Go Back” durante show nos EUA

O momento foi especialmente chocante por se tratar da primeira vez que os prêmios eram transmitidos ao vivo para o mundo todo. Relembre a seguir.

Na cerimônia do dia 17 de setembro, Littlefeather reafirmou a necessidade do protesto mesmo tendo sido efetivamente boicotada pela indústria por causa disso depois. À BBC, ela afirmou:

“Eu sabia que tinha que dizer a verdade. Algumas pessoas podiam aceitar. E outras não.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre atriz indígena que recusou Oscar em nome de Marlon Brando
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades