O surpreendente baterista favorito de John Bonham, do Led Zeppelin

Curiosamente, músico citado não era grande admirador do trabalho desempenhado por Bonzo ao longo de sua carreira

John Bonham segue sendo citado como um dos maiores bateristas da história do rock. O músico do Led Zeppelin ajudou a revolucionar a forma de tocar o instrumento dentro do gênero, adicionando peso e pegada através de diversas referências.

Embora tenha começado a tocar sob influência de nomes do jazz, como Buddy Rich, Elvin Jones e Max Roach, o saudoso Bonham, que nos deixou em 1980, tinha um baterista mais ligado ao rock como seu favorito.

- Advertisement -

Em uma entrevista resgatada pelo site Far Out Magazine, Bonzo revelou que seu músico predileto no instrumento era Ginger Baker, que fez história com o Cream e também tem conexão com o jazz.

“Não acho que alguém seja capaz de superar Ginger Baker. As pessoas não prestavam muita atenção na bateria antes de Gene Krupa (influente baterista de jazz). E Ginger Baker foi o responsável pela mesma coisa dentro do rock.”

John Bonham e Ginger Baker

Na visão de John Bonham, Ginger Baker “foi o primeiro a chegar com uma nova atitude” dentro do rock. Tal atitude consistia, em sua opinião, em “ter um baterista como um músico de técnica avançada dentro do rock, não apenas alguém que ficava ao fundo e não era lembrado.”

Leia também:  Por que Butch Vig recusou produzir o “pesadelo” Van Halen

“Acho que Baker curtia mais jazz do que rock. Ele toca com influência de jazz. Sempre está fazendo coisas em tempos mais irregulares, como 5/4 e 3/4. O grande diferencial de Ginger como baterista é que ele sempre foi ele mesmo.”

Humor volátil do ídolo

Curiosamente, Baker não era admirador do trabalho de Bonham com o Led Zeppelin e chegou a criticar o colega de instrumento em certas ocasiões. Entretanto, o lendário baterista do Cream, falecido em 2019, era conhecido por seu humor volátil e por detonar muitos músicos de sua época.

*Foto da matéria: Dina Regine / CC BY-SA 2.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO surpreendente baterista favorito de John Bonham, do Led Zeppelin
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades