Como Andy Summers impediu que o Police descartasse “Every Breath You Take”

Banda estava decidida a deixar a música de lado até que guitarrista criou o riff inicial: "Sting pediu para que eu assumisse o controle"

Presente no álbum “Synchronicity” (1983), “Every Breath You Take” é o maior sucesso da carreira do The Police.

A música foi a única da carreira do trio a alcançar o número 1 na Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos. O feito foi repetido no Reino Unido, onde a canção se tornou a quinta da banda a atingir o topo.

- Advertisement -

Porém, a composição de Sting quase foi descartada por conta de desacordos do baixista e vocalista com o baterista Stewart Copeland em relação aos arranjos. Aí entrou a figura do guitarrista Andy Summers para salvar o futuro hit, como o próprio revelou ao Guitarist (transcrito pela Guitar World).

“Eles não chegavam a um acordo sobre para onde ir. Estavam decididos a descartá-la. Até que Sting pediu para que eu assumisse o controle. Foi quando criei o riff de guitarra. Acabou saindo essa peça imortal que todos os aspirantes a músicos aprendem. Aplaudiram-me de pé no estúdio.”

O melhor riff do The Police

Na mesma entrevista, Andy Summers foi questionado sobre qual seria seu riff preferido da banda.

“Meu favorito sempre foi o de ‘Message In a Bottle’. É o melhor de todos, assim como as harmonias da música. É preciso ter bons dedos para reproduzir. Também curto ‘Roxanne’, ‘Can’t Stand Losing You’ e ‘Every Little Thing She Does is Magic’. Aprecio todas elas.”

Presente no disco “Reggatta de Blanc” (1979), “Message in a Bottle” foi o primeiro single do The Police a atingir o primeiro lugar das paradas do Reino Unido, além de chegar ao topo na Irlanda e na Espanha, bem como no segundo lugar no Canadá. A 74ª colocação nos Estados Unidos parecia modesta, mas era o começo de um caminho de êxitos no principal país do mercado fonográfico.

Leia também:  Os maiores desafios ao fazer o 1º Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Andy Summers solo

Em outubro do ano passado, Andy Summers lançou seu álbum solo mais recente. “Harmonics of the Night” finalizou a trilogia iniciada em “Metal Dog” (2016) e prosseguida em “Triboluminescence” (2017).

O conceito começou com uma improvisação de violão para uma exposição de museu com fotos do músico.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Andy Summers impediu que o Police descartasse “Every Breath You Take”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades