Professor de canto explica o que aconteceu com a voz de Axl Rose

Apresentação do Guns N' Roses no Rock in Rio foi marcada por noite fraca do vocalista, que além de tudo estava doente

A apresentação do Guns N’ Roses no Rock in Rio 2022 foi marcada por problemas na voz de Axl Rose, a ponto do próprio vocalista se desculpar pela performance nas redes sociais. Mas o professor de canto Márcio Guerra explicou que há muito mais por trás disso.

Em uma análise em vídeo divulgada no YouTube (transcrição via Whiplash), o profissional da área vocal apontou que os problemas vistos no palco do festival carioca foram mais do que apenas uma noite ruim. Por outro lado, ele buscou mostrar que, em muitos momentos, a voz de Rose não está tão ruim quanto parece.

- Advertisement -

Os graves do cantor foram elogiados por terem permanecido quase intactos. O problema está nos agudos, mais especificamente no drive, aquele “rasgado” que marcou a performance do artista no auge de sua carreira. A longo prazo, a técnica prejudicou a voz dele de forma irreparável.

“Axl Rose ainda tem o vibrato, ainda tem a memória daquilo que ele fazia, a memória dele ainda está lá. A voz é que não corresponde mais. […] Axl ficou durante muito tempo usando o drive com muita força, espremendo a laringe e com isso conseguindo um resultado com a voz, que é uma marca do Guns N’ Roses, que a médio e longo prazo ele teve que pagar o preço.”

Axl Rose e o “pedal de distorção”

De acordo com Márcio Guerra, o drive é como o pedal de distorção de uma guitarra para a voz. O próprio Slash foi citado como exemplo: o professor buscou refletir como o guitarrista soaria se tivesse que usar apenas o som limpo de seu instrumento.

Leia também:  A referência a “Ten” feita pelo Pearl Jam em novo álbum

Uma cirurgia à qual Axl Rose teria sido submetido há alguns anos também foi citada. Porém, o professor de canto não trouxe mais informações a respeito do procedimento cirúrgico, que não foi confirmado pelo Guns N’ Roses oficialmente.

“Chegou uma hora que é: ou você faz a cirurgia e para de usar o drive, ou uma hora vai dar ruim e a voz vai acabar. Ele optou pela cirurgia, que alisa as pregas vocais, (mas isso) tem o seu efeito na hora de cantar.”

Fatores como a idade e o fato admitido pelo próprio Axl de que não estava bem naquela noite também foram levados em conta. De maneira geral, o professor mostrou que o vocalista do Guns N’ Roses não está tão mal quanto pode parecer, embora já esteja, obviamente, longe do seu auge vocal.

Leia também:  Summer Breeze Brasil 2024 revela banda vencedora do concurso New Blood

Confira a análise completa no vídeo a seguir.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesProfessor de canto explica o que aconteceu com a voz de Axl...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

2 COMENTÁRIOS

  1. Na minha opinião, Guns…como a maioria das bandas vive dos clássicos, as músicas clássicas é o que ainda o mantém!!!! Conheço pessoas que gostam da banda e dizem ser fã da banda, mas…apenas gostam de ouvir os clássicos: November Rain e Sweet Child O’ Mine, não querem admitir que são fã das músicas e não da banda!!!! Uma vez perguntei até o nome do disco dessas músicas citadas…ficaram caladas!!!! Vi trechos desse show atual e vi que Axl não é mais o mesmo..vários fatores vão contribuindo para a sua voz, bebidas, cigarro, idade chegando e sabe-se lá mais o quê!!!! Fã e fanáticos do Guns não querem ver e fingem não ver essa questão, e… vai acontecendo essa controvérsia de que Guns ainda está ou não em forma, os clássicos estão ali salvando a banda!!!! Hoje vejo Halford como o vocalista mais preparado e que ainda está em forma, Judas Priest sempre detonando!!!! Valeu!!!!

  2. Olha eu só falo o seguinte a idade chega pra todos, quando você é novo a sua voz é uma coisa é como se fosse um carro zero (0) com o decorrer do tempo não é mais o mesmo vai ficando desgastado é o que aconteceu com a voz do ALX Roses, então tenhamos que acostumar com a voz dele assim, a sua voz não irá voltar mas como antes, e ele usa o Drive na voz que é a Rouquidão na voz esses anos todos, que acabaram com a voz dele. É isso gente entendam.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades