Ian Anderson já mostrou a Derico, do Sexteto do Jô, que toca flauta errado

Líder do Jethro Tull é uma das referências do músico no instrumento mesmo sem tê-lo estudado formalmente

Mais conhecido por participar do Sexteto do Jô, o músico Derico Sciotti participou do NapaCast e fez uma revelação sobre um de seus ídolos, Ian Anderson. Tudo começou quando o Jethro Tull foi fazer uma participação no talk show de Jô Soares.

Conforme transcrição do Whiplash.Net, o artista brasileiro contou:

“Eu, como flautista, tinha uma reverência a um cara que eu ouvi durante muito tempo e que é uma referência de como eu toco flauta, que é o Ian Anderson, flautista do Jethro Tull. Eles foram lá e eu fui conversar com o cara. A filha dele também toca, mas a diferença é que ela estudou, ele não. E ele fala pra mim: ‘Minha filha falou que eu toco tudo errado’, e eu dizia que não, imagina! Até que ele me mostrou como fazia e eu me vi obrigado a concordar.”

- Advertisement -

Mesmo assim, o momento deixou uma lição a Derico.

“Aí é que está a graça do negócio: o som que ele tira da flauta só acontece quando ele toca errado, as posições e tudo mais. Mas é uma linguagem. E eu tenho esta linguagem! Então pra mim foi simbólico ter falado e ter tocado com ele, que é uma referência pra mim até hoje. Isto foi uma coisa muito interessante do lado da música.”

https://www.youtube.com/watch?v=QBHMKek6ab8
Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Falta de técnica reconhecida

O próprio Ian Anderson falou sobre o assunto em 2013, durante entrevista a Ken Bruce (transcrita pelo Something Else Reviews).

“Fui um grande sucesso como flautista tocando de forma totalmente errada. Descobri, quando minha filha estava aprendendo a tocar flauta na escola. Ela estava usando um dedilhado diferente para algumas das notas. Eu disse a ela: ‘Isso está errado; deveria ser assim.’ Ela respondeu: ‘Não, não é; olha, está no livro!’ Eu tive que chegar à enervante conclusão de que ela estava certa, os livros estavam certos e eu estava vergonhosamente errado.”

Sobre Ian Anderson

Nascido em Dunfermline, Escócia, Ian Scott Anderson começou a se interessar por música graças aos discos de jazz e big bands do pai, além da primeira geração do rock and roll.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

Destacou-se como vocalista e multi-instrumentista no Jethro Tull. A banda vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo, fundindo influências prog, folk e de hard rock em sua sonoridade.

Também deu início a uma carreira solo nos anos 1980. Recentemente, os dois grupos se tornaram um só, levando o nome do conjunto.

Produziu e participou de discos do Steelye Span, Renaissance, Blackmore’s Night, Honeymoon Suite, The Darkness, Uriah Heep, James Taylor e Billy Sherwood, entre outros.

Nos últimos foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico e Doutor Honorário em Letras pela Universidade de Abertay, em reconhecimento às contribuições à cultura local.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesIan Anderson já mostrou a Derico, do Sexteto do Jô, que toca...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades