Mike Patton fala pela 1ª vez sobre recentes problemas de saúde mental

Músico foi diagnosticado com agorafobia e está realizando tratamento; clima com a banda pesou após cancelamento de turnê

O vocalista Mike Patton falou pela primeira vez, em entrevista à Rolling Stone, sobre os problemas de saúde mental que enfrentou recentemente. A situação levou o Faith No More a cancelar a turnê que havia programado para este ano. Compromissos com o Mr. Bungle também foram postergados.

O músico revelou ainda estar lidando com a situação. E apesar de a pandemia ter colaborado, a situação já vinha dando alertas antes.

“Ainda está acontecendo, mas me sinto melhor. É fácil culpar a pandemia. Mas vou ser honesto, cara: no início eu pensei: ‘Isso é ótimo. Vou poder ficar em casa e gravar.’ Tenho um estúdio em casa, então não vi grandes problemas. Até que a ficha caiu e eu fiquei completamente isolado e quase antissocial, com medo das pessoas.

Esse tipo de ansiedade, ou como você quiser chamar, levou a outras questões, que eu escolho não discutir. Mas procurei ajuda profissional. Agora estou me sentindo melhor e mais perto de voltar. No fim do ano, farei meus primeiros shows em dois anos, que é o maior tempo parado desde que comecei.”

- Advertisement -

Solicitado a elaborar sobre as outras questões que levaram aos cancelamentos e se isso incluía drogas e álcool, Patton disse:

“Foi um pouco de tudo. Mas, na minha experiência, foi principalmente mental. Eu vi alguns terapeutas e todas essas coisas. Foi a primeira vez que tive que fazer isso na minha vida. E eles basicamente me diagnosticaram como tendo agorafobia, eu tinha medo de pessoas. Fiquei assustado de estar perto das pessoas. Talvez seja porque eu passei dois anos basicamente dentro de casa durante o Covid. Eu não sei. Talvez tenha reforçado sentimentos que já tinha. Mas só de saber, falar sobre isso, realmente ajudou.”

Leia também:  A referência a “Ten” feita pelo Pearl Jam em novo álbum

Problemas com Faith No More

Mike Patton revelou que o problema se acentuou perto de o Faith No More voltar à estrada. Apesar de a banda ter mostrado apoio publicamente, o cantor declara que internamente tudo foi bem mais difícil, gerando mágoas.

“Alguns dias antes eu disse aos caras: ‘acho que não vou conseguir’. De alguma forma, minha confiança foi quebrada. Eu não queria estar na frente das pessoas, o que é estranho porque passei metade da minha vida fazendo isso. Foi muito difícil de explicar. Alguns sentimentos foram machucados, mas era o que tinha que fazer. Porque senão algo muito ruim poderia ter acontecido.

Foi logo antes do nosso primeiro ensaio e eu simplesmente surtei. Eles já estavam ensaiando, então também ficariam muito bravos comigo. E eles ficaram. Provavelmente ainda estão. Mas é apenas sobre ser fiel a si mesmo e saber quais são seus limites. Sabia que se continuasse forçando poderia ter sido algum tipo de resultado desastroso.”

Sendo assim, não é de se estranhar que o futuro da banda esteja em dúvida no momento, como o próprio revela.

“Não sei. Podemos reagendar as coisas ou não. Vou deixar assim. É um pouco confuso e complicado. Então, se rolar, rolou. Se não o fizermos, tudo bem também.”

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá espaço nacional com programação do Clube do Samba

“Sol Invictus”, álbum mais recente do Faith No More, saiu em 2015. Sétimo trabalho de inéditas, encerrou um período de quase duas décadas sem novidades. Chegou ao 15º lugar da parada norte-americana, vendendo cerca de 200 mil cópias só nas primeiras semanas. Desde 2017, a banda está com atividades interrompidas.

Mike Patton, Mr. Bungle e Dead Cross

O Mr. Bungle está agendado para se apresentar na América do Sul durante o Knotfest. A data brasileira está marcada para 18 de dezembro, no Anhembi, em São Paulo.

O Dead Cross, projeto hardcore de Patton com Dave Lombardo (Slayer, Siicidal Tendencies, Misfits) na bateria, Justin Pearson (The Locust, Retox) no baixo e Michael Crain (Retox) na guitarra, lançará seu próximo álbum, “II”, dia 28 de outubro. O single “Reign of Error” pode ser ouvido a seguir.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMike Patton fala pela 1ª vez sobre recentes problemas de saúde mental
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades