Motörhead criou o thrash e o speed metal, diz K.K. Downing

“Para nós, que surgimos nos anos 1960 e 70, parecia ser algo acelerado demais. Mas não tinha como enfrentar, pois eles iriam seguir em frente, nos restava assimilar”, comentou o ex-guitarrista do Judas Priest

O guitarrista K.K. Downing (KK’s Priest, ex-Judas Priest) criou, em entrevista ao canal WalkWithBowler, uma linha do tempo da evolução do heavy metal enquanto estilo e o impacto que o surgimento de novas tendências teve em sua carreira.

Conforme transcrito pelo Blabermouth, os principais elogios sobraram para um trio que mudou a cara do som pesado na virada dos anos 1970 para os 80.

“O Motörhead foi responsável pela criação do speed e thrash metal, definitivamente. A ‘culpa’ é deles. Para nós, que surgimos nos anos 1960 e 70, parecia ser algo acelerado demais. Mas não tinha como enfrentar, pois eles iriam seguir em frente, nos restava assimilar. No fim das contas, foi um movimento saudável para a cena.”

- Advertisement -
Leia também:  Fascista? A maior dificuldade de Wagner Moura com o filme “Tropa de Elite”

O próprio Judas Priest acabou sendo uma influência para todas as bandas posteriores, que sempre fizeram questão de creditá-los.

“Algumas coisas que Glenn (Tipton, outro guitarrista da formação clássica do grupo) e eu fizemos eram bem difíceis de tocar. Mas tivemos a atitude de não nos deixarmos para trás. Quando gravamos ‘Painkiller’, por exemplo, excursionamos com Pantera, Annihilator, Megadeth e Testament em diferentes territórios. Era um sinal do meio em que estávamos nos inserindo naquele momento.”

Judas Priest não era “tão pesado”?

Um integrante do Judas Priest em específico estava muito atraído pelos sons com pegada mais agressiva. Tanto que lançou um projeto mais de acordo com aquilo na sequência.

“Rob Halford gostava dessa abordagem mais contundente e isso o afastou de nós. Houve um momento em que nos disse abertamente sentir que o Judas Priest não era pesado o suficiente. Assim, ele formou o Fight e seguiu nessa direção. Foi sua indicação levarmos o Pantera em turnê, pois se tornou amigo dos caras. Era uma banda incrível, que deixou seu nome registrado na história.”

Curiosamente, após Halford pedir as contas, o Priest se tornou ainda mais próximo dos sons agressivos ao lançar “Jugulator”, o disco mais pesado de sua carreira. O trabalho contava com Tim “Ripper” Owens nos vocais. Hoje, ele e K.K. estão juntos novamente no KK’s Priest. O grupo lançou ano passado seu primeiro álbum, “Sermons of the Sinner”.

Leia também:  A referência a “Ten” feita pelo Pearl Jam em novo álbum

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesMotörhead criou o thrash e o speed metal, diz K.K. Downing
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Symptom of the Universe-Black Sabbath também teve algo com o Thrash metal, só prestar atenção nos riffs…até max cavalera concorda!!!! Acredito que Sabbath e Motorhead foram os grandes inventores do Thrash metal daquela época anos 70!!!! Há quem discorde, mas fazer o que né??? Até Judas Priest tem algo ali no seu som!!!! Lembro de uma entrevista que fizeram como Lemmy, ele disse: ¨Motorhead tem um som Punk misturado com algo de rock an roll anos 60 e 70, essa foi a definição dele…rock cru, clássico, tradicional e como objetivo de se divertir!!!!¨ valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades