Kiko Loureiro começou a tocar guitarra após diretora de escola sugerir terapia

Para trabalho de colégio, guitarrista do Megadeth havia criado história agressiva de festival de metal com “guitarras barulhentas, lama, os crânios, sangue e tudo isso”, o que chamou atenção de educadora

Não é incomum que uma atividade fora do círculo escolar acabe despertando o interesse de uma criança de forma mais efetiva. Seja através das artes, esportes ou algum outro exercício complementar, o incentivo acaba até mesmo influenciando no desempenho curricular. Foi o caso de Kiko Loureiro, como o próprio revelou ao The Chuck Shute Podcast.

A ideia de estudar um instrumento veio após a diretora do colégio onde estudava ter sugerido à mãe do garoto que o colocasse em uma terapia. Conforme transcrição do Loudwire, ele declarou:

“Na escola eu escrevi uma composição. Pediram para criar uma história e eu contei uma bem agressiva, eu acho, falando sobre… eu acho que estava descrevendo um festival de metal com guitarras barulhentas, lama, os crânios, sangue e tudo isso.”

- Advertisement -

O cenário, obviamente, assustou a visão retilínea e cheia de moralismos comum ao corpo docente em boa parte do sistema educacional até os dias atuais.

“Eu tinha uns 13 ou 14 anos e, claro, a diretora da escola pediu para minha mãe ir lá para uma reunião. Ela disse: ‘Seu filho provavelmente tem um problema, você tem que levá-lo a um psicólogo ou algo assim’. E então minha mãe comprou uma guitarra. Um violão não era suficiente. Meu professor de violão clássico disse para minha mãe: ‘Compre uma guitarra para ele. Ele está no rock agora’. E então eu fui começar a ter aulas.”

Leia também:  Por que o Engenheiros do Hawaii não voltará, segundo Humberto Gessinger

Canhoto tocando como destro

O começo do aprendizado musical para Kiko Loureiro foi marcado por outra peculiaridade: canhoto, ele precisou se adaptar a instrumentos de destro. Em 2018, ele contou ao podcast Pitbull Audio:

“Eu era apenas um garoto tentando jogar basquete – eu amava basquete. Minha irmã tinha um professor de violão e estava aprendendo os primeiros acordes. De repente, ela se entediou e minha mãe, que pagou pelo violão, queria que eu aprendesse. Eu, canhoto, peguei o violão invertido e o cara disse: ‘isso não é possível’. Aprendi como um destro e aqui estamos. Foi bom para mim.”

Kiko Loureiro, Angra e Megadeth

Prestes a completar 50 anos, Kiko Loureiro despontou como guitarrista do Angra. Desde 2015 é membro do Megadeth, além de manter uma respeitada carreira solo, cujo último lançamento foi o álbum “Open Source”, em 2020.

Leia também:  O que mais mudou em Mike Portnoy desde saída do Dream Theater

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesKiko Loureiro começou a tocar guitarra após diretora de escola sugerir terapia
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades