Josh Kiszka, do Greta Van Fleet, se retrata após acusação de apropriação cultural

Fãs alegam que vocalista apropriou-se de trajes indígenas sagrados e postou fotos insensíveis; ele se desculpou e fez doação ao Instituto de Desenvolvimento das Nações Originais

O vocalista do Greta Van Fleet, Josh Kiszka, emitiu um pedido público de desculpas e fez uma doação ao Instituto de Desenvolvimento das Nações Originais após protestos de fãs no Twitter sobre sua apropriação cultural de trajes indígenas. Fotos divulgadas anteriormente pelo artista também foram consideradas insensíveis à causa.

Conforme apontado pelo Loudwire, fãs pediram por meio da hashtag #SpeakUpGVF que o cantor se pronunciasse após as alegações, que envolvem fotos publicadas em suas redes no ano de 2017. Na época, tanto ele quanto amigos divulgaram imagens vestindo réplicas de trajes indígenas sagrados, o que é visto como ofensivo pelas comunidades nativas.

- Advertisement -

Internautas alegam ter alertado sobre a situação diversas vezes entrando em contato com o artista, sem sucesso. Parte do público também lembrou do engajamento da banda com a campanha Black Lives Matter – na época, os músicos chegaram a pedir para que os fãs se posicionassem contra o racismo.

Diante das alegações, Josh Kiszka publicou um comunicado no Instagram onde diz:

“Aos nossos fãs indígenas,

Eu os vejo. Tirei um tempo para ouvir e reunir meus pensamentos. Meu apreço pela cultura indígena é maior do que eu. Reconheço o mal que a ignorância pode causar às comunidades marginalizadas, algo que nunca gostaria de perpetuar. Ódio, desrespeito e preconceito de qualquer tipo não são bem-vindos nesta comunidade. Quando cheguei à idade adulta, fui capaz de crescer e aprender. Este crescimento não parou e não vai parar por aqui.

A tribo Chippewa teve um impacto particularmente profundo em minha vida, tendo sido exposta a suas cerimônias e costumes durante meus primeiros anos de crescimento em Michigan. Fiz uma doação de caridade para o Instituto de Desenvolvimento das Nações Originais, visando ajudar a manter as tradições indígenas como a deles vivas e bem. Se você quiser apoiar comigo, visite firstnations.org.

Paz, Amor, Unidade e Igualdade. Sempre. Josh.”

https://www.instagram.com/p/CcgsE0EsgFj/

Greta Van Fleet de volta à estrada

Recentemente, o Greta Van Fleet precisou interromper a turnê americana divulgando o álbum “The Battle at The Garden’s Gate”. O motivo foi a saúde do guitarrista Jake Kiszka, abalada por uma pneumonia que o deixou internado por vários dias.

Leia também:  Blur pode ter feito no Coachella seu último show, diz Damon Albarn

Nos próximos dias, o quarteto se junta ao Metallica para abrir os shows de sua turnê pela América Latina, com datas no Brasil, Argentina, Chile e México. Eis a agenda em território nacional:

  • 5 de maio de 2022 – Porto Alegre (Estacionamento da Fiergs)
  • 7 de maio de 2022 – Curitiba (Estádio Couto Pereira)
  • 10 de maio de 2022 – São Paulo (Estádio Morumbi)
  • 12 de maio de 2022 – Belo Horizonte (Estádio Mineirão)

O grupo ainda realiza uma apresentação solo no Rio de Janeiro, dia 3 de maio. O local é o Qualistage.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJosh Kiszka, do Greta Van Fleet, se retrata após acusação de apropriação...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades