“Impera”, novo álbum do Ghost, estreou em 2º lugar na Billboard 200, principal parada de álbuns dos Estados Unidos. De acordo com a Billboard, o trabalho lançado no último dia 11 de março ficou atrás apenas de “7220”, disco do rapper Lil Durk.
Foi a terceira vez que a banda sueca de heavy metal chegou ao top 10 do chart americano, embora seja a primeira ocasião em que um disco deles chega ao 2º lugar – o anterior, “Prequelle” (2018), atingiu a 3ª posição, enquanto “Meliora” (2015), bateu em 8º.
Ao todo, foram consideradas 70 mil cópias vendidas de “Impera” nos Estados Unidos, totalizando unidades físicas (como CDs ou discos de vinil) e digitais. No caso do mercado virtual, uma venda de álbum é catalogada quando há:
- 10 downloads pagos individuais de um mesmo álbum;
- 1.250 streams de usuários pagos de plataformas de streaming de música;
- 3.750 streams de usuários gratuitos de plataformas de streaming de música (quando há reprodução de anúncio junto da faixa).
Dito isso, os números de venda de “Impera” em território americano se dividem entre:
- 62,5 mil cópias físicas (CDs ou discos de vinil);
- 500 downloads pagos;
- 7 mil cópias em streaming (o que equivale a 9,11 milhões de streams das músicas).
Quando se fala em cópias físicas, chama atenção ainda o fato de o o novo álbum do Ghost ser, até agora, o mais vendido nos Estados Unidos em 2022 se considerados os números apenas da primeira semana. Também foi o mais comercializado dentro dos nichos do rock e hard rock desde “Medicine at Midnight”, lançado pelo Foo Fighters em fevereiro de 2021.
Em outros países, “Impera” também tem obtido números de destaque. O disco chegou ao primeiro lugar das paradas da Suécia, Alemanha e Finlândia; segundo em Reino Unido, Bélgica, Países Baixos e Noruega; terceiro na Austrália; quinto na França e Irlanda; e vigésimo na Itália.
Sobre o álbum
Quinto disco do grupo sueco, “Impera” apresenta a transição definitiva do Cardinal Copia para o posto de Papa Emeritus IV, dando prosseguimento à dinastia criada por Tobias Forge, a mente por trás de todo o contexto.
O conceito lírico é baseado no livro “The Rule of Empires: Those Who Built Them, Those Who Endured Them, and Why They Always Fall” (traduzindo: “A regra dos impérios: aqueles que os construíram, aqueles que os suportaram e por que eles sempre caem”). Aqui, o autor Timothy Parsons oferece um relato abrangente da evolução do conceito de império, desde suas origens na Roma antiga até sua mais recente incorporação no século 20.
Ao longo da obra, ele explica o que constitui um império e oferece sugestões sobre o que os impérios do passado podem nos dizer sobre nosso próprio momento histórico. Não há versão em português.
De acordo com o comunicado divulgado à imprensa:
“Em ‘Impera’, o Ghost é transportado centenas de anos à frente do século XIV, era da Peste Negra retratada em seu álbum anterior, ‘Prequelle’, indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco de Rock. O resultado é a mais ambiciosa e liricamente incisiva entrada no cânone. Ao longo do ciclo de 12 músicas, impérios sobem e caem, aspirantes a messias fazem seu hype (financeiro e espiritual), profecias são preditas enquanto os céus se enchem de corpos celestes divinos e feitos pelo homem. Em linhas gerais, o trabalho traz o Ghost mais atual até hoje, definido em um cenário melódico hipnótico e sombrio, tornando Impera uma audição como nenhuma outra – mas inconfundivelmente e essencialmente Ghost”.
Em entrevista anterior à estação de rádio KLAQ (transcrição do Blabbermouth), Tobias Forge já havia comentado:
“Tocamos em Seattle em 2013, no Showbox at the Market. Foi naquele dia que tive a ideia para o próximo álbum. Tenho um livro chamado ‘The Rule of Empires’. Basicamente, pensei em fazer um registro sobre a ascensão e, em última instância, os inevitáveis fracassos e quedas dos impérios.
“‘Prequelle’ falava sobre a grande morte, uma ameaça primordial de aniquilação medieval que foi, eu acho que não diria carnal, mas talvez um pouco mais espiritual e filosófica, com a presença sempre de um término real. Já o novo álbum é um pouco mais prático, embora não político. Então não foi realmente difícil se inspirar nos últimos dois anos.”
Ghost – “Impera”
- Imperium
- Kaisarion
- Spillways
- Call Me Little Sunshine
- Hunter’s Moon
- Watcher In The Sky
- Dominion
- Twenties
- Darkness At The Heart Of My Love
- Griftwood
- Bite Of Passage
- Respite On The Spitalfields
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.