Foto: Eduardo Orelha

5 guitarristas mulheres em destaque na atualidade

A guitarra é fruto da modernidade. Sem os avanços da tecnologia, o instrumento revolucionário não seria capaz de transformar a música. E para dar continuidade às mudanças, nada mais justo do que divulgar as guitarristas mulheres em destaque na atualidade.

Conheça as mulheres que se destacam na guitarra

A guitarra é um instrumento musical com mais de 5 mil anos de história. Já a guitarra elétrica começou a se desenvolver há pouco mais de cem anos. A primeira versão comercial chegou ao mercado norte americano em 1931.

A primeira mulher a se destacar com o instrumento revolucionário foi a guitarrista Sister Rosetta Tharpe. Ela foi uma grande precursora do toque feminino nas cordas da guitarra elétrica. Rosetta era muito talentosa, conquistou o sucesso na década de 1940 através de um ritmo diferente, que, no futuro, veio a ser chamado de rock.

No Brasil, a guitarrista pioneira do rock foi Lucinha Turnbull. Ela é a primeira guitarrista brasileira e continua na ativa. Já participou de projetos com Rita Lee, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes Moreira e outros ícones da música brasileira.

Nos dias de hoje, não há mais como sustentar a ideia de que a guitarra é um instrumento masculino. As mulheres também dominam a arte da música e da guitarra. Somos todos capazes de melhorar os nossos talentos musicais.

A Fender, uma das maiores marcas de guitarras do mundo, divulgou em um relatório que 50% das compras são realizadas por mulheres. Não é à toa que desde a invenção da guitarra, somos arrebatados por solos feitos por guitarristas mulheres. A cada dia são lançados singles incríveis.

Sobre as guitarristas mulheres em destaque na atualidade, há mulheres incríveis capazes de falar com a guitarra. São criativas, revolucionárias, inspiradoras e dão vida a músicas emocionantes. Aproveite para conhecer algumas das grandes guitarristas dos dias de hoje.

H.E.R.

A guitarrista Gabriela Sarmiento Wilson é o nome por trás do projeto H.E.R., uma abreviação para “Ter Tudo Revelado”. Com apenas 24 anos, a guitarrista é a primeira artista negra a ganhar uma versão signature da Fender. A musicista premiada já levou o Grammy Awards.

H.E.R. também teve uma de suas canções indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original. A compositora aborda temas sensíveis, como o término de um relacionamento, a revoltosos, como a violência contra os negros nos EUA. É uma das principais guitarristas mulheres em destaque na atualidade.

TASH SULTANA

A guitarrista Tash Sultana nasceu em Melbourne, na Austrália. Com apenas 25 anos, a guitarrista tem uma enorme bagagem musical e social. Tash é uma das organizadoras da BeyondBlue, instituição que fornece informações e suporte sobre saúde mental.

Conhecida por se apresentar no formato “banda de uma pessoa”, Tash desenvolveu um estilo único de performance que envolve guitarra elétrica, efeitos, pedaleiras e sintetizadores. Seu primeiro vídeo no Youtube foi lançado em 2016 e alcançou um milhão de visualizações em apenas 5 dias.

LARI BASILIO

Nascida em São Paulo, a guitarrista brasileira Lari Basilio é um destaque na cena internacional. Em janeiro de 2021, Lari lançou a sua primeira guitarra signature com Ibanez. O reconhecimento é fruto da dedicação, a guitarrista teve seu primeiro contato com a música aos 4 anos.

Em 2011, Lari Basilio lançou o seu primeiro trabalho instrumental. Desde então a guitarrista vem recebendo prêmios por onde passa. O último álbum lançado pela guitarrista brasileira “Far More”, teve a participação de músicos lendários como Joe Satriani, Siedah Garrett, Nathan East, Vinnie Colaiuta e Greg Phillinganes.

BRITTANY HOWARD

Além de guitarrista, Brittany Howard é vocalista e compositora. Faz parte das bandas Alabama Shakes e Thunderbitch. A primeira segue a estética do Folk, Country e Blues americano, enquanto a segunda tem suas raízes no Rock. O primeiro álbum solo de Brittany, “Jamie”, foi lançado em 2020.

A guitarrista quebra todos os estereótipos esperados pelas mulheres que lideram os grandes conjuntos, mostrando que a música pode se sobressair à imagem. Elvis Presley e Motown são algumas das inspirações de Brittany. Ela também faz parte da banda Bermuda Triangle.

MALINA MOYE

Além de ser empresária, modelo, atriz, pioneira no fusion entre rock e soul, Malina Moye é uma das guitarristas mulheres em destaque na atualidade. Ela é a primeira guitarrista negra canhota a fazer parte do time da Fender. Além disso, também tem sua linha de cordas, a Malina Moya Signature.

Em 2004 a guitarrista fundou a WCE Records, explorando gêneros como Pop Rock, R&B, Neo Soul e Funk. Em 2018 lançou o álbum “Bad as I Wanna Be”, que conquistou o primeiro lugar da Billboard por duas semanas. Desde então Malina é uma referência, uma das guitarristas mais influentes de sua geração.

Conclusão

A guitarra elétrica é um instrumento para todos. As mulheres também são uma referência nas inovações musicais oferecidas pela guitarra.

Você já conhecia as guitarristas mulheres em destaque na atualidade? Ainda não? Comente a sua opinião e compartilhe com quem ainda não acredita que as mulheres podem arrasar nas melhores guitarras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
0
Share