5 guitarristas mulheres em destaque na atualidade

A guitarra é fruto da modernidade. Sem os avanços da tecnologia, o instrumento revolucionário não seria capaz de transformar a música. E para dar continuidade às mudanças, nada mais justo do que divulgar as guitarristas mulheres em destaque na atualidade.

Conheça as mulheres que se destacam na guitarra

A guitarra é um instrumento musical com mais de 5 mil anos de história. Já a guitarra elétrica começou a se desenvolver há pouco mais de cem anos. A primeira versão comercial chegou ao mercado norte americano em 1931.

- Advertisement -

A primeira mulher a se destacar com o instrumento revolucionário foi a guitarrista Sister Rosetta Tharpe. Ela foi uma grande precursora do toque feminino nas cordas da guitarra elétrica. Rosetta era muito talentosa, conquistou o sucesso na década de 1940 através de um ritmo diferente, que, no futuro, veio a ser chamado de rock.

No Brasil, a guitarrista pioneira do rock foi Lucinha Turnbull. Ela é a primeira guitarrista brasileira e continua na ativa. Já participou de projetos com Rita Lee, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes Moreira e outros ícones da música brasileira.

Nos dias de hoje, não há mais como sustentar a ideia de que a guitarra é um instrumento masculino. As mulheres também dominam a arte da música e da guitarra. Somos todos capazes de melhorar os nossos talentos musicais.

A Fender, uma das maiores marcas de guitarras do mundo, divulgou em um relatório que 50% das compras são realizadas por mulheres. Não é à toa que desde a invenção da guitarra, somos arrebatados por solos feitos por guitarristas mulheres. A cada dia são lançados singles incríveis.

Sobre as guitarristas mulheres em destaque na atualidade, há mulheres incríveis capazes de falar com a guitarra. São criativas, revolucionárias, inspiradoras e dão vida a músicas emocionantes. Aproveite para conhecer algumas das grandes guitarristas dos dias de hoje.

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

H.E.R.

A guitarrista Gabriela Sarmiento Wilson é o nome por trás do projeto H.E.R., uma abreviação para “Ter Tudo Revelado”. Com apenas 24 anos, a guitarrista é a primeira artista negra a ganhar uma versão signature da Fender. A musicista premiada já levou o Grammy Awards.

H.E.R. também teve uma de suas canções indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original. A compositora aborda temas sensíveis, como o término de um relacionamento, a revoltosos, como a violência contra os negros nos EUA. É uma das principais guitarristas mulheres em destaque na atualidade.

TASH SULTANA

A guitarrista Tash Sultana nasceu em Melbourne, na Austrália. Com apenas 25 anos, a guitarrista tem uma enorme bagagem musical e social. Tash é uma das organizadoras da BeyondBlue, instituição que fornece informações e suporte sobre saúde mental.

Conhecida por se apresentar no formato “banda de uma pessoa”, Tash desenvolveu um estilo único de performance que envolve guitarra elétrica, efeitos, pedaleiras e sintetizadores. Seu primeiro vídeo no Youtube foi lançado em 2016 e alcançou um milhão de visualizações em apenas 5 dias.

LARI BASILIO

Nascida em São Paulo, a guitarrista brasileira Lari Basilio é um destaque na cena internacional. Em janeiro de 2021, Lari lançou a sua primeira guitarra signature com Ibanez. O reconhecimento é fruto da dedicação, a guitarrista teve seu primeiro contato com a música aos 4 anos.

Em 2011, Lari Basilio lançou o seu primeiro trabalho instrumental. Desde então a guitarrista vem recebendo prêmios por onde passa. O último álbum lançado pela guitarrista brasileira “Far More”, teve a participação de músicos lendários como Joe Satriani, Siedah Garrett, Nathan East, Vinnie Colaiuta e Greg Phillinganes.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

BRITTANY HOWARD

Além de guitarrista, Brittany Howard é vocalista e compositora. Faz parte das bandas Alabama Shakes e Thunderbitch. A primeira segue a estética do Folk, Country e Blues americano, enquanto a segunda tem suas raízes no Rock. O primeiro álbum solo de Brittany, “Jamie”, foi lançado em 2020.

A guitarrista quebra todos os estereótipos esperados pelas mulheres que lideram os grandes conjuntos, mostrando que a música pode se sobressair à imagem. Elvis Presley e Motown são algumas das inspirações de Brittany. Ela também faz parte da banda Bermuda Triangle.

MALINA MOYE

Além de ser empresária, modelo, atriz, pioneira no fusion entre rock e soul, Malina Moye é uma das guitarristas mulheres em destaque na atualidade. Ela é a primeira guitarrista negra canhota a fazer parte do time da Fender. Além disso, também tem sua linha de cordas, a Malina Moya Signature.

Em 2004 a guitarrista fundou a WCE Records, explorando gêneros como Pop Rock, R&B, Neo Soul e Funk. Em 2018 lançou o álbum “Bad as I Wanna Be”, que conquistou o primeiro lugar da Billboard por duas semanas. Desde então Malina é uma referência, uma das guitarristas mais influentes de sua geração.

Conclusão

A guitarra elétrica é um instrumento para todos. As mulheres também são uma referência nas inovações musicais oferecidas pela guitarra.

Você já conhecia as guitarristas mulheres em destaque na atualidade? Ainda não? Comente a sua opinião e compartilhe com quem ainda não acredita que as mulheres podem arrasar nas melhores guitarras.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotícias5 guitarristas mulheres em destaque na atualidade

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades