Foto: Alexander Shatov / Unsplash

Spotify deve perder 19% de seus usuários após polêmica com Neil Young e Joe Rogan

Informação foi divulgada após pesquisa de consumidores realizada recentemente pela Forrester Research

Uma pesquisa de consumidores da Forrester Research descobriu que 19% dos clientes do Spotify cancelaram suas assinaturas ou planejam fazê-lo em um futuro próximo. Embora 54% dos respondentes tenham dito que não têm intenção de cancelar seus planos, outros 18,5% disseram que considerariam o cancelamento se mais músicas fossem removidas da plataforma.

A decisão vem à tona após uma série de artistas ter retirado suas músicas do aplicativo, liderados por Neil Young, em protesto contra a veiculação de podcasts que espalham desinformação relacionada à pandemia de Covid-19. O principal alvo é o The Joe Rogan Experience, cujo apresentador ainda possui uma longa folha corrida de declarações racistas, sexistas e xenófobas.

No fim do ano passado, 270 médicos, cientistas e especialistas na área da saúde assinaram carta aberta pedindo que o The Joe Rogan Experience fosse excluído das playlists devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “o histórico de transmissão de desinformação”.

Problemas para o Spotify

Recentemente, a plataforma tirou mais de 100 episódios do programa do ar devido ao conteúdo que apresentavam. As exclusões foram majoritariamente causadas por expressões racistas utilizadas pelo podcaster e seus convidados.

No último dia 30 de janeiro foi reportado que o Spotify perdeu cerca de US$ 2 bilhões em valor de mercado desde o ano passado. O CEO da companhia, Daniel Ek, declarou ser muito cedo para avaliar o impacto dos fatos recentes nesta conta. Também prometeu intensificar o combate às fake news, além de implantar avisos sobre os conteúdos veiculados.

O Spotify é o mais popular serviço de streaming do mundo, com 406 milhões de usuários ativos, sendo 180 milhões deles em modalidades pagas. Seus arquivos contam com mais 82 milhões de músicas e outros registros de áudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
1
Share