Após abandonar vida pública, Marko Hietala voltará aos palcos com o Northern Kings

Baixista havia anunciado em janeiro de 2021 que sairia do Nightwish e de outros projetos musicais para cuidar da saúde mental

O supergrupo vocal Northern Kings anunciou, conforme apontado pelo Whiplash.Net, um show no festival finlandês Tuska Open Air. A apresentação marca o reencontro de Marko Hietala (Nightwish, Tarot), Tony Kakko (Sonata Arctica), Jarkko Ahola (Teräsbetoni) e JP Leppäluoto (Charon) após mais de uma década sem atividades oficiais.

No caso do primeiro citado, será a primeira aparição pública depois do afastamento do mundo artístico, anunciado no início do ano passado.

- Advertisement -

Fundado há quinze anos, o projeto lançou dois álbuns trazendo versões para clássicos do pop e do rock no formato symphonic metal. “Reborn” (2007) e “Rethroned” (2008) tiveram grande repercussão nas paradas da terra natal dos músicos, com o primeiro ganhando disco de ouro.

Em 2010, o quarteto lançou o single “Lapponia” – canção de Monica Aspelund que representou a Finlândia no concurso Eurovision de 1977 – e encerrou atividades.

Afastamento de Marko Hietala

Em 12 de janeiro de 2021, Marko Hietala (que antes assinava como Marco) publicou a seguinte carta aberta em suas redes sociais:

“Queridas pessoas. Estou deixando o Nightwish e minha vida pública.

Há alguns anos, não consigo me sentir validado por esta vida. Temos grandes armas da empresa de streaming que exigem trabalho diário dos artistas, enquanto os lucros são compartilhados de forma injusta. Mesmo entre os artistas. Somos a república das bananas da indústria da música. Os maiores promotores de turnês obtêm porcentagens até mesmo de nosso próprio merchandising enquanto pagam dividendos ao Oriente Médio. Aparentemente, algumas teocracias podem tirar o dinheiro daquela música que faria com que você fosse decapitado ou preso ali sem parecer hipócrita. Apenas alguns exemplos aqui.

Neste último ano, fui forçado a ficar em casa e pensar. E fiquei muito desiludido com essas e muitas coisas. Descobri que preciso dessa validação. Para compor, cantar e tocar, preciso encontrar alguns novos motivos e inspirações. ‘Meu Walden’, por assim dizer. E está até no meu livro que sou um depressivo crônico. É perigoso para mim e para as pessoas ao meu redor se eu continuar. Alguns dos pensamentos de um tempo atrás estavam sombrios. Não se preocupe, estou bem. Tenho meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.

E eu não acho que irei embora para sempre.

Conspiração é a palavra do dia. Para as pessoas que gostam delas, preciso dizer que meu 55º aniversário é neste dia 14 de janeiro e certamente já cumpri minha pena por agora. Culpar, por exemplo, Tuomas é um insulto tanto a ele quanto ao meu pensamento livre. Isso é uma coisa muito triste para todos nós também. Tenha cuidado, por favor.

Há algumas coisas já combinadas que farei em 2021. Caso não seja sobre isso, gentilmente e respeitosamente, peço à mídia, bandas, projetos de artistas etc que não me peçam nada no próximo ano. Eu tenho que me reinventar. Espero falar sobre isso em 2022. Porém, não é uma promessa. Sinto muito por isso.

Marko Hietala

P.S. Tony Iommi (Black Sabbath) é uma exceção ao ‘não faça contato’. Heróis de infância têm precedente.”

Leia também:  Journey tocará no Rock in Rio 2024, segundo Neal Schon

Dois anos antes o baixista e vocalista havia lançado o álbum solo “Mustan Sydämen Rovio”. Em 2020 o disco ganhou versão em inglês, chamada “Pyre of the Black Heart”. Poucas semanas antes do anúncio de aposentadoria, Hietala havia vencido a segunda temporada da edição finlandesa do programa “The Masked Singer”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasApós abandonar vida pública, Marko Hietala voltará aos palcos com o Northern...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades