Marko Hietala deixa o Nightwish e abandona vida pública

O baixista e co-vocalista Marko Hietala não faz mais parte do Nightwish. O músico, que também integra o Tarot e trabalha em carreira solo, disse ainda que está deixando sua vida pública.

O baixista e co-vocalista Marko Hietala não faz mais parte do Nightwish. O músico, que também integra o Tarot e trabalha em carreira solo, disse ainda que está deixando sua vida pública.

A informação foi revelada e explicada por Hietala em suas redes sociais. Confira, a seguir, a tradução integral da carta publicada pelo músico.

“Queridas pessoas. Estou deixando o Nightwish e minha vida pública.

Há alguns anos, não consigo me sentir validado por esta vida. Temos grandes armas da empresa de streaming que exigem trabalho diário dos artistas, enquanto os lucros são compartilhados de forma injusta. Mesmo entre os artistas. Somos a república das bananas da indústria da música. Os maiores promotores de turnês obtêm porcentagens até mesmo de nosso próprio merchandising enquanto pagam dividendos ao Oriente Médio. Aparentemente, algumas teocracias podem tirar o dinheiro daquela música que faria com que você fosse decapitado ou preso ali sem parecer hipócrita. Apenas alguns exemplos aqui.

Neste último ano, fui forçado a ficar em casa e pensar. E fiquei muito desiludido com essas e muitas coisas. Descobri que preciso dessa validação. Para compor, cantar e tocar, preciso encontrar alguns novos motivos e inspirações. ‘Meu Walden’, por assim dizer. E está até no meu livro que sou um depressivo crônico. É perigoso para mim e para as pessoas ao meu redor se eu continuar. Alguns dos pensamentos de um tempo atrás estavam sombrios. Não se preocupe, estou bem. Tenho meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.

E eu não acho que irei embora para sempre.

Conspiração é a palavra do dia. Para as pessoas que gostam delas, preciso dizer que meu 55º aniversário é neste dia 14 de janeiro e certamente já cumpri minha pena por agora. Culpar, por exemplo, Tuomas é um insulto tanto a ele quanto ao meu pensamento livre. Isso é uma coisa muito triste para todos nós também. Tenha cuidado, por favor.

Há algumas coisas já combinadas que farei em 2021. Caso não seja sobre isso, gentilmente e respeitosamente, peço à mídia, bandas, projetos de artistas etc que não me peçam nada no próximo ano. Eu tenho que me reinventar. Espero falar sobre isso em 2022. Porém, não é uma promessa. Sinto muito por isso.

Marko Hietala

P.S. Tony Iommi (Black Sabbath) é uma exceção ao ‘não faça contato’. Heróis de infância têm precedente.”

- Advertisement -
Leia também:  Ozzy celebra entrada ao Rock Hall: “nada mal para alguém demitido de sua banda”

Marko Hietala no Nightwish e outros projetos

A carreira de Marko Hietala começou ainda nos anos 1980, bem antes de se juntar ao Nightwish, como vocalista e baixista do Tarot. Mesmo após entrar para a famosa banda finlandesa de metal sinfônico, Hietala nunca abandonou seu grupo de origem.

Em 2001, ele teve a “sorte grande” ao entrar para o Nightwish, que começava a despontar em popularidade. O músico substituiu o baixista Sami Vänskä, também acrescentando vocal masculino – na época, a cantora da banda era Tarja Turunen.

Marko também tem longa carreira como produtor e músico de estúdio, além de ter feito parte de outros projetos. Em tais funções, ele trabalhou com trabalhou com Sinergy, Northern Kings, Conquest, Sapattivuosi, Aina, Amorphis, Delain, Avantasia, Ayreon, Warmath, entre outros.

Leia também:  Câmara dos Deputados aprova projeto da “Lei Taylor Swift”

Seu único álbum solo, ‘Mustan Sydämen Rovio’, foi lançado em 2019. Um ano depois, em 2020, a versão em inglês do disco, ‘Pyre of the Black Heart’, foi divulgada.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMarko Hietala deixa o Nightwish e abandona vida pública
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades