India.Arie e Failure também tiram músicas do Spotify em apoio a Neil Young

Além de disseminação de notícias falsas sobre a pandemia por parte do podcaster Joe Rogan, artistas citaram declarações racistas do apresentador e baixa remuneração da plataforma para embasar decisão

Segue o êxodo de músicas do Spotify, acompanhando o movimento iniciado por Neil Young. Após Joni Mitchell, Nils Lofgren e os companheiros do canadense no Crosby, Stills, Nash & Young, é a vez de India.Arie e a banda Failure seguirem o mesmo caminho.

A cantora e compositora, que tem mais de 10 milhões de discos vendidos e 4 Grammys, elaborou outras causas para abandonar a plataforma além da disseminação de notícias falsas sobre a pandemia. Porém, elas não deixam de incluir o podcast de Joe Rogan, como explicado em postagem no Instagram.

“Neil Young abriu uma porta pela qual devo passar. Acredito na liberdade de expressão. No entanto, acho Joe Rogan problemático por outros motivos além de suas entrevistas sobre a Covid. Também há a questão de seu linguajar ao usar expressões racistas. É uma questão de respeito – quem entende e quem não. Além disso, os mesmos que pagam aos músicos uma fração de centavo dão 100 milhões a ele? Isso mostra o tipo de empresa que eles são e as pessoas que apoiam. Estou cansada.”

- Advertisement -

O valor citado pela artista é o que o Spotify desembolsou para ter direito a exclusividade de veiculação do The Joe Rogan Experience. Recentemente, o apresentador também virou notícia por comentários de cunho racial em uma edição com participação do polêmico psicólogo canadense Jordan Peterson.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Karol G, Belo, Xande de Pilares, Pocah e mais

Declaração racista de Joe Rogan

Na ocasião, Joe Rogan disse considerar “estranho” chamar alguém de negro “a menos que você esteja falando com alguém que é 100% africano, do lugar mais escuro, onde eles não estão vestindo roupas o dia todo e desenvolveram toda aquela melanina para se proteger do sol”.

Os comentários provocaram indignação, especificamente do autor Eric Dyson, sobre quem Rogan e Peterson estavam discutindo na época. O escritor se manifestou em nota oficial enviada à imprensa

“Claramente, eles não entendem a discussão sobre como raça não é apenas sobre tom ou cor de pele, mas sobre uma série de significados determinados no mundo social. A negritude não é sobre sombra corporal, mas sobre a sombra fornecida por tradições de pensamento, cultura e resistência negras.”

O comunicado do Failure

Já o Failure publicou nota explicando suas razões para o rompimento com o Spotify, também citando o espaço dado ao negacionismo e a baixa remuneração. O grupo pediu aos fãs que busquem seu material no Bandcamp ou em algum outro serviço de streaming.

“Artistas que querem ter sua música reconhecida pelo maior número de ouvidos possível tiveram uma decisão difícil a tomar. Damos nossa música a uma empresa que desvaloriza nosso produto a ponto de os cheques de royalties do Spotify se tornarem alvo de memes humorísticos, ou tiramos nossa obra da plataforma e supostamente perdemos uma geração inteira de ouvintes de música?

É exatamente onde o Failure está desde 2015, quando lançamos nosso primeiro álbum desde a reunião. Inicialmente, aceitamos o desejo de mais possibilidades. Mas agora, com a recente mudança de política do Spotify, que permite que a desinformação da vacina contra a Covid prospere em sua plataforma, decidimos que chega.”

Posicionamento de Spotify e Rogan

Em nota publicada na última semana, o Spotify prometeu intensificar o combate à divulgação de notícias falsas, além de sinalizar conteúdos relacionados à pandemia. Joe Rogan se dispôs a buscar maior embasamento sobre os assuntos que trata com seus convidados, agradecendo à plataforma pelo apoio.

Leia também:  Phil Mogg confirma que o UFO encerrou atividades
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasIndia.Arie e Failure também tiram músicas do Spotify em apoio a Neil...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades