O músico Roberto de Carvalho publicou algumas homenagens à esposa, Rita Lee, nas redes sociais. O intuito foi o de celebrar o 74º aniversário da cantora, ocorrido no último dia 31 de dezembro.
Na primeira postagem, divulgada ainda no dia 31, Roberto compartilha reflexões sobre o complicado ano de 2021. Um câncer no pulmão esquerdo da cantora, em estágio inicial, foi diagnosticado em maio último.
“Que ano difícil meu amor! Quanta provação! Meu coração em muitos momentos se despedaçou, para logo em seguida se deslumbrar diante de todas as suas demonstrações de coragem, força de vontade e resistência. Que depois de todo o tormento estejamos diante de um tempo de paz, harmonia, e muita saúde. E tudo de melhor que eu puder te desejar, você merece milhões de vezes mais. Te amo, te admiro, te adoro, estamos juntos, ontem, agora e sempre.”
Já a segunda publicação traz uma foto de Rita, Roberto e um bolo de aniversário. Feito no dia 31 e foi divulgado já em 1º de janeiro, o retrato é o primeiro da artista desde o início de seu tratamento.
Veja a imagem a seguir.
Reflexões sobre o câncer
Em rara entrevista concedida após o diagnóstico de câncer no pulmão, Rita Lee disse ao jornal O Globo que o universo parecia dar recados para que ela parasse de fumar. O vício se intensificou durante a pandemia, antes do problema de saúde se manifestar.
Ao ser informada do tumor , Rita Lee disse que sua primeira reação foi dizer: “eu sabia”.
“Sabe por quê? Por causa dos sinais que recebi. Sabia que iria acontecer algo. Quantas vezes não disse que teria de pagar algum pedágio da vida? Era um sopro atrás do outro: ‘Pare de fumar. Você fuma desde os 22 anos, pare agora’. Era como uma luz que acendia no fundo da mente.”
Ela completa:
“Fora as coisas que me eram esfregadas na cara. Ia ler jornal, e estava lá uma personalidade dizendo que havia parado de fumar. Estava na estrada, parava atrás de um caminhão e estava escrito: ‘pare de fumar'”.
Rita admite que, com a pandemia, “aquele baixo-astral no mundo”, foi afetada e passou a fumar “o triplo de antes”.
“Tenho essa coisa de católico, de culpa, e continuei a me desrespeitar. E quando o médico falou: ‘você está com câncer no pulmão’, fechei os olhos e pensei: ‘danadinhos, sarcásticos’. Os ‘seres de luz’ têm humor.
Olha que humor muito louco. Era como se pudesse ouvi-los me falando: ‘Cara, a gente te avisou. Agora, vai parar de fumar na marra’. Eu, no fim, até agradeci. Não é fácil, mas consegui parar de fumar, finalmente.”
Rita Lee atualmente
Gigante da música brasileira, Rita Lee está aposentada desde 2012, quando realizou seu último show. Desde então, vive de forma tranquila em seu sítio no interior de São Paulo, junto do marido, o também músico Roberto de Carvalho.
O último álbum de Rita, intitulado “Reza”, também foi lançado em 2012. Recentemente, ela lançou livros, como sua autobiografia e uma obra para crianças, liberou o single “Change” e foi homenageada com remixes de suas músicas e uma exposição em São Paulo.
A artista é recordista de vendas de discos no Brasil: 55 milhões de cópias comercializadas, sendo, nesse sentido, o nome mais popular do rock no país. Fez história não só com os Mutantes, como, também, em carreira solo, emplacando uma série de hits ao longo de quatro décadas em atividade.