Como a guitarra está sendo redescoberta: a análise de um executivo da Fender

Justin Norvell, que trabalha para a fabricante de instrumentos, aponta que aspecto humano da guitarra e seu uso com timbres limpos em gêneros mais pop fizeram o produto resistir no mercado

Com o avanço da tecnologia e a incorporação de aparatos eletrônicos na música, muitos temeram pelo futuro da guitarra. Porém, a realidade se mostrou menos pessimista.

Ao menos é como Justin Norvell, executivo da Fender, analisa a situação para a revista Guitar World.

- Advertisement -

“Sinto que estamos testemunhando uma grande redescoberta do aspecto humano. Você pode sentar na frente do computador ou de um sequenciador para criar. Mas a guitarra ainda consegue reproduzir de forma mais fiel o sentimento. Ela se torna uma extensão do ser humano que a empunha.”

Norvell ainda destaca que os timbres limpos têm se destacado nos últimos tempos, muito porque outros estilos estão passando a incorporar com mais afinco o instrumento que sempre foi sinônimo de rock.

Leia também:  A história da cartada final do Pink Floyd em “The Division Bell”

“Ainda há o metal e todos os outros subgêneros, mas o pop também está aderindo à guitarra. Seis ou sete anos atrás, Mac DeMarco surgiu no indie e mudou o jogo com efeitos que eram estranhos ao meio. Também há o movimento neo-soul, revivalistas como Black Pumas e Silk Sonic, além de Tom Mischs no jazz, que eu adoro. A guitarra está sendo acolhida em todas as direções para as quais a música vai. Seja você do hip-hop ou do rock, ela segue sendo o instrumento mais expressivo.”

Aumento de vendas durante a pandemia

Em entrevista à Rolling Stone em janeiro de 2021, o CEO da Sweetwater, maior varejista online de instrumentos do mundo, ressaltou o crescimento de vendas durante a pandemia. De acordo com Chuck Surack, o aumento das vendas também gerou novos empregos.

Leia também:  Scorpions ganha disco de ouro no Brasil com “Wind of Change”

“Vendíamos cerca de 800 guitarras em dias bons antes da pandemia. Agora chega a mil por dia. A demanda evaporou em março de 2020, quando tudo começou a fechar, mas normalizou em abril e explodiu de vez em maio. Com isso, aumentamos o número de funcionários de 400 para 700.”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo a guitarra está sendo redescoberta: a análise de um executivo da...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Também existe influência da mídia -séries para ser mais exato. Californication, que tinha muitos personagens que idolatravam guitarras, agora tem o seriado Euphoria da HBO onde um dos personagens conversa com os outros enquanto fica fazendo algum solo aleatório.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades