O que a Fender pensa de quem quebra suas guitarras?

Movimento de destruição de instrumentos musicais é antigo e, curiosamente, visto com naturalidade pela fabricante do segmento

A destruição de instrumentos nos palcos mundo afora, especialmente guitarras, simbolizou por muito tempo a rebeldia do rock. Músicos dos mais icônicos protagonizaram o ritual em algum momento da carreira – alguns seguindo o protocolo até hoje, como Paul Stanley, que sempre finaliza os shows do Kiss espatifando uma guitarra previamente preparada para a ocasião.

A discussão sobre a autenticidade do ato nos tempos atuais ganhou sobrevida após Phoebe Bridgers estraçalhar um monitor com sua Danelectro durante performance no histórico programa televisivo Saturday Night Live. O modelo estraçalhado por ela era falso, diga-se de passagem.

- Advertisement -

Em entrevista à ABC Audio, transcrita pela Guitar Magazine, o vice-presidente da Fender – autoridade mundial quando o assunto é guitarra –, Justin Norvell, explicou como enxerga o tema de sua parte e na visão da empresa. A opinião tem um caráter bem compreensivo.

“A guitarra é o que chamo de um pincel sônico. Um artista a usa para criar. Então, enquanto o público olha para o instrumento sendo quebrado e diz: ‘isso poderia ir para outra pessoa’, ou o que quer que seja, o músico está expressando o que sente.

Vi Kurt Cobain fazer isso no primeiro show da turnê ‘In Utero‘, do Nirvana. É uma tradição de longa data no rock.”

Quebrar guitarras: o meio-termo

Ainda durante a entrevista, Justin Norvell deixou claro que, apesar de concordar com o ato, a Fender tem orgulho de suas criações. O executivo destacou a importância de encontrar um meio-termo na discussão.

Leia também:  O ingrediente que faz o AC/DC ser fenomenal, segundo Carlos Santana

O recente caso de Phoebe Bridgers serve como exemplo. A cantora recebeu muitas críticas nas redes sociais, incluindo de David Crosby, que a chamou de patética – ao que a cantora respondeu com um “whiny bitch”. Outros, porém, a defenderam e lembraram que quebrar guitarras no palco é algo feito desde os tempos áureos de The Who e Jimi Hendrix.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que a Fender pensa de quem quebra suas guitarras?
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades