Como Adam Lambert tornou-se o vocalista de um novo Queen

Competidor do "American Idol" chamou a atenção de Brian May e Roger Taylor - e a química entre os três surgiu de forma natural

Quem acompanhou os últimos dias do vocalista Freddie Mercury e o aparente fim das atividades do Queen após sua morte, dificilmente acreditaria que a banda estaria na ativa, ainda que diferente, em pleno século 21. Apesar da já tradicional ausência do baixista John Deacon, a banda ganhou um sopro de vida quando o baterista Roger Taylor e o guitarrista Brian May se uniram ao cantor Adam Lambert.

Mercury morreu em 1991 e era evidente que os membros remanescentes do Queen não seguiriam com a banda. Um último álbum com gravações do vocalista, “Made in Heaven”, foi lançado em 1995, e desde então nada havia acontecido. Deacon se retirou definitivamente dos holofotes nessa época, embora ainda tenha poder de decisão sobre os rumos do grupo.

- Advertisement -

Em 2004, a situação mudou. May e Taylor se uniram ao também veterano Paul Rodgers, a voz de bandas como Free e Bad Company. Sob o nome Queen + Paul Rodgers, eles fizeram turnês e lançaram um álbum, intitulado “The Cosmos Rocks”, em 2008. A parceria foi encerrada amigavelmente no ano seguinte.

Enquanto isso, no American Idol

Também em 2009, Brian May e Roger Taylor foram convidados para uma participação especial no show de talentos televisivo “American Idol”. Era a final da oitava temporada e seis competidores haviam chegado até ali.

Um deles era Adam Lambert, que vinha se destacando. Ele já havia cantado “Bohemian Rhapsody” em uma das etapas, chamando a atenção de Brian, como o próprio guitarrista relatou no livro “Queen in 3-D”.

Leia também:  AC/DC fez “50 álbuns que soam a mesma coisa”, diz Pete Townshend

“De repente eu comecei a receber mensagens dizendo ‘tem esse cara incrível no American Idol que cantou uma das suas músicas na competição e parece que ele vai vencer a temporada’. Então eu imediatamente procurei no YouTube para ver o que estava acontecendo e, é claro, havia esse jovem incrível cantando ‘Bohemian Rhapsody’ – Adam Lambert. E era evidente que ele era algo completamente fora do comum.”

Na final do programa, a banda e o cantor interpretaram juntos a música “We Are the Champions”. Não deu para Lambert, que foi superado por Kris Allen, mas aquele 2º lugar faria história.

A possibilidade de parceria ainda ficaria suspensa ao longo de 2010, já que, por contrato, Adam teve que participar de outra edição do “American Idol”. Só em 2011 os músicos foram se encontrar novamente, no show de uma premiação, e resolveram reeditar a dobradinha que havia feito sucesso dois anos antes.

“Fizemos dois dias de ensaios e, totalmente ao vivo (como sempre), na TV britânica, tocamos ‘The Show Must Go On’, ‘We Will Rock You’ e ‘We Are The Champions’. A resposta foi estupenda. Era unânime que aquilo ‘funcionava’. Então imediatamente começamos a pensar: ‘vamos tentar alguns shows, só para ver o que acontece’.”

A química de Adam Lambert com os veteranos do Queen ficou evidente a cada apresentação. Dessa forma, a banda passou a adotar o nome Queen + Adam Lambert, funcionando da mesma forma que a parceria com Rodgers.

Leia também:  A história da ascensão meteórica do Ratt com “Out of the Cellar”

Com isso, já se passaram mais de 10 anos. Embora não haja planos concretos para um disco de inéditas, o grupo não tem intenção de interromper suas atividades.

O que Freddie Mercury acharia de Adam Lambert?

No mesmo livro “Queen in 3-D”, Brian May fez um exercício mental ao tentar imaginar o que Freddie Mercury acharia de Adam Lambert cantando as músicas do Queen. Para o guitarrista, o novato seria elogiado pelo lendário frontman, já que ambos têm muito em comum mesmo sem tentativas de imitação.

“Eu sempre penso que Freddie, com um sorriso malicioso, diria algo como: ‘eu te odeio, Madame Lambert’. Até Freddie ficaria chocado com seu alcance vocal e sua habilidade em reinterpretar essas músicas que nós quatro criamos juntos, originalmente.”

O Queen + Adam Lambert segue em turnê junto do também veterano tecladista Spike Edney, colaborador da banda desde os anos 1980, além do baixista Neil Fairclough e do percussionista Tyler Warren. O projeto passou apenas uma vez pelo Brasil, em 2015, com apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro (Rock in Rio) e Porto Alegre.

* Texto por André Luiz Fernandes, com pauta e edição por Igor Miranda.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Adam Lambert tornou-se o vocalista de um novo Queen
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

2 COMENTÁRIOS

  1. O Queen depois do horrendo Hot Space só desceu a ladeira, só melhorou bem no ótimo Innuendo! Eu acho que poderiam ter escolhido um vocalista mais com a cara do grupo do que um com algo a ver com o Fredie Mercury!

  2. Adam Lambert é um cantor fenomenal e se encaixa perfeitamente com o Queen. Adam é carismático, teatral, extravagante, divertido, enfim, um showman, assim como o grande Freddie Mercury era. Por isso Queen+ Adam Lambert lotam shows no mundo todo e fazem tanto sucesso. Eu sou antiga fã do Queen e adoro essa parceria. Estive no Show deles no Rock in Rio e amei a vibe! QUEEN FOREVER.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades