Tom Morello desabafa sobre racismo e estereótipos por comparação com Hendrix na juventude

“Eu costumava repudiar publicamente Jimi Hendrix porque, em cada show que fiz quando jovem, alguém na plateia gritava: 'toque Foxy Lady!'. Ou: 'toque com os dentes'”, relembra o guitarrista

Tom Morello é um dos guitarristas mais bem-sucedidos e prolíficos das últimas décadas. Conquistou grande sucesso com Rage Against the Machine e Audioslave e influenciou gerações seguintes de músicos.

Porém, ele enfrentou muitos desafios em seu caminho para o topo. Os principais obstáculos estão relacionados ao preconceito racial de alguns grupos da comunidade do rock.

- Advertisement -

Em entrevista ao NME, ele refletiu:

“Há uma grande parcela do público que fica chocada e chateada quando me ouvem falar sobre autoidentificação como negro. Ficam a um passo de se sentirem ofendidos.

Mas eu sou queniano, cara, o genuíno negro da África. Nem sempre é um preconceito malicioso, só que existe e está enraizado no DNA do Rock, apesar de ter sido inventado pelos negros. Não sei se as coisas melhoraram nos últimos anos, mas definitivamente havia uma barreira.”

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia James, Kingfish e Penélope + Pato Fu

Tom Morello e os estereótipos

Morello também falou sobre a luta para não ser estereotipado como um jovem guitarrista negro em particular.

“Eu costumava repudiar publicamente Jimi Hendrix porque, em cada show que fiz quando jovem, alguém na plateia gritava: ‘toque Foxy Lady!’. Ou: ‘toque com os dentes’. Essa era a suposição, porque havia apenas uma indicação do que um guitarrista negro poderia ser. Tive que me distanciar disso para ser o músico que queria ser. Felizmente, não é mais necessário agir dessa forma.”

Ao longo de 2021, Tom Morello lançou dois álbuns solo: “The Atlas Underground Fire” e “The Atlas Underground Flood”. Os trabalhos reuniram convidados como Bruce Springsteen, Eddie Vedder, Alex Lifeson, Kirk Hammett, Ben Harper, Bring Me The Horizon, Chris Stapleton, entre vários outros.

Leia também:  A resposta afiada de Gene Simmons à alegação de que o Kiss é mercenário
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesTom Morello desabafa sobre racismo e estereótipos por comparação com Hendrix na...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades