Foto: Kreepin Deth / Wikimedia / CC BY-SA 4.0

Quanto o Rammstein usa de combustível para fogo em cada show

Banda alemã faz investimento alto em pirotecnia para suas apresentações, especialmente quando realizadas em estádios

Quem já assistiu uma apresentação do Rammsten, seja presencial ou em vídeo, sabe que os alemães não economizam quando o assunto é fogo. Porém, é óbvio que fazer um espetáculo do tipo não sai barato.

Nikolai Sabottka, técnico de pirotecnia que trabalha com a banda desde 1996, falou ao Ultimate Guitar sobre seu envolvimento com os shows.

“Eles começaram sem outro profissional na área além do próprio Till (Lindemann, vocalista) ser ele mesmo. Eles tinham algumas maneiras pouco ortodoxas de usar explosivos. Embora a popularidade tenha aumentado muito rapidamente, alguns locais e bombeiros não ficaram muito felizes com a prática. Boa parte do meu trabalho por vários anos foi reverter isso, enquanto o show tinha que parecer ainda mais espetacular.”

Uma das principais funções de Sabottka é avaliar o tamanho dos locais dos shows para determinar o uso dos efeitos. Ele também tem que trabalhar com autoridades, como bombeiros, para garantir que o espetáculo seja seguro para todos.

“Você pode não ter nenhum problema em uma cidade, mas precisa ir mais longe e fornecer toneladas de papelada e testes adicionais em outra. Muitas vezes em um país a apenas algumas horas de distância do seu último show.”

Rammstein e combustível, em números

Quando o assunto é a quantidade de combustível usada por show do Rammstein, Nikolai Sabottka dá números impressionantes.

“A configuração para estádios gira em torno de mil litros de gasolina. Isso dá cerca de 265 galões.”

O Rammstein volta à estrada em maio de 2022, com shows em estádios europeus. Na sequência, viajará para a América do Norte. Seu álbum mais recente, homônimo, foi lançado em maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
75
Share