Colecionador mostra algumas das piores capas de discos da história – e tem brasileiro no meio

Arte do álbum "Massa Falida", da dupla Duduca e Dalvan, integra exposição temática com curadoria de Steve Goldman

Há vários colecionadores de LPs em todo o mundo. Porém, o inglês Steve Goldman, 55 anos, possui uma discoteca um tanto quanto peculiar. Há meia década ele embarcou em uma missão: reunir as piores capas de discos do mundo.

Cerca de 300 trabalhos se candidataram a integrar a lista, que agora virou exposição em Huddersfield. Os visitantes ainda poderão escolher a capa “vencedora” entre todas. A arrecadação com entradas será revertida à instituição de caridade Different Strokes, que ajuda vítimas de derrame – problema que acometeu o colecionador recentemente.

- Advertisement -

Em entrevista ao The Guardian, Goldman lembrou quando essa fascinação começou. Vinte anos atrás, durante um de seus tradicionais garimpos em busca de enriquecer a coleção, encontrou o vinil de uma banda chamada Peter Rabbitt. “Roadstar” apresentava os rostos sorridentes dos músicos sobrepostos a fotos de coelhos.

“Era uma capa tão ruim que eu comprei, acho que por 10 centavos. Acabei perdendo o disco depois de um tempo. Procurei outra cópia na internet, mas ao colocar o nome não aparecia nada além da obra da escritora Beatrix Potter (criadora do personagem Pedro, O Coelho).”

Foto: Richard Byrne / BBC

A sorte mudou quando Steve conheceu o site Discogs, agregador de conteúdo que o conectou novamente ao tesouro perdido. Assim, seu destino estava traçado.

“Lembro-me de dizer à minha família: vou começar a colecionar capas de LPs desastrosas. Eles aprovaram.”

Leia também:  Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

Goldman diz que consegue cerca de metade dos álbuns através do site citado acima. O resto vem dele e de sua família fuçando em liquidações de garagem e mercados de pulgas.

“O principal critério é: tem que ser engraçado, tem que me fazer rir Outra regra é que o álbum não pode ser lançado pelo próprio artista. Por exemplo, há muitas famílias americanas do sul que nos anos 1960 e 70 lançavam pelos próprios esforços. Quero que uma gravadora ou um designer esteja envolvido. Além disso, não coleciono capas que sejam machistas, racistas ou homofóbicas”.

Algumas das piores capas de discos

A galeria a seguir apresenta algumas das piores capas de discos na opinião do colecionador. Todas as obras estão presentes em sua exposição.

Duduca e Dalvan e sua Massa Falida

Os favoritos de Steve Goldman mudam de dia para dia, mas no alto está um álbum brasileiro: “Massa Falida”, da dupla Duduca e Dalvan. A capa mostra os dois saindo da água, de cueca e gravata. Em um triângulo está uma garota vestida de anjo.

De forma bem objetiva, ele diz:

“Eu realmente não sei o que está acontecendo ali.”

Curiosamente, a faixa-título do disco, escrita riginalmente na década de 1980, não é nada bem humorada, possuindo forte cunho social. Um trecho diz:

“O operário do lucro expoente
E a parte excedente não lhe é revertida
Se aderirmos aos jogos políticos
Seremos síndicos da massa falida”

O refrão fala sobre liberdade:

“Não aborte os teus ideais
No ventre da covardia
Vá à luta empunhando a verdade
Que a liberdade não é utopia”

Em seu primeiro discurso após deixar a prisão, em 2019, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a música “Massa Falida”. O político ressaltou que a canção “ajudava a parar as fábricas na década de 1980”, período em que era dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Avenged, Evanescence, Journey, Deep Purple e Incubus

David Coverdale aprova Duduca e Dalvan

Curiosamente, quem compartilhou a capa na última segunda-feira (8) foi ninguém menos que David Coverdale. Em seu perfil no Twitter (que é um verdadeiro compilado de piadas de tiozão), o vocalista do Whitesnake destacou a imagem do duo brasileiro, dizendo: “Hora de um pouco disso”.

Considerando que Steve Goldman disse não colocar capas ruins machistas em sua coleção, é bem provável que “Lovehunter”, do Whitesnake, não esteja lá.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesColecionador mostra algumas das piores capas de discos da história – e...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades