Pearl Jam quase acabou após tragédia em show que deixou 9 mortos, diz Eddie Vedder

Apresentação no Roskilde Festival, no ano 2000, foi refletida de forma profunda pela banda; eles ficaram seis anos sem tocar em festivais

O show do Pearl Jam no Roskilde Festival 2000, na Dinamarca, terminou em tragédia, com nove fãs morrendo esmagados. A banda só voltou a se apresentar em eventos do tipo seis anos mais tarde – e logo após o incidente, cogitou-se encerrar atividades.

O vocalista Eddie Vedder falou sobre o momento durante o monólogo I Am Mine, publicado pelo Audible Originals e transcrito pelo Ultimate Classic Rock.

“Havia pelo menos uma pessoa na banda, eu me lembro, que pensou que talvez nunca devêssemos tocar novamente. Mesmo não sendo algo que o resto de nós sentiu, não dava para ser facilmente descartado. Todos tivemos que processar o trauma individualmente, mas também com a ajuda uns dos outros.”

- Advertisement -
Leia também:  Tradição e vanguarda dão o tom do Pearl Jam em “Dark Matter”

O frontman resolveu trabalhar a situação viajando rumo ao desconhecido.

“Eu tinha minha própria maneira de superar isso, que era tendo aulas de violão espanhol com pessoas que não falavam inglês. Essa era apenas uma maneira de me concentrar e estar perto de pessoas que eu não conseguia entender na maioria das vezes.

Dessa forma, eu era capaz de estar perto das pessoas, mas como eu realmente não sabia o que elas estavam dizendo, me senti muito calmo e tranquilo.”

A volta do Pearl Jam e “I Am Mine”

Mesmo comprometido com o retorno aos palcos, Eddie Vedder recordou que a situação não foi nada fácil para os membros do Pearl Jam.

“Nossos nervos estavam à flor da pele na primeira noite. Fizemos uma breve passagem de som e foi um pouco estranho olhar para os assentos vazios. Tinha um significado diferente.

Havia tanta emoção acontecendo, pensei: ‘posso controlar isso, tenho que fazer alguma coisa’. Eu tinha um pequeno gravador, e foi então que gravei e descobri a música ‘I Am Mine’. Era tudo uma questão de se preparar para o primeiro show e esperar que todos estivéssemos seguros na próxima noite.”

Vedder lança seu novo álbum solo, “Earthling”, dia 11 de fevereiro de 2022. O Pearl Jam segue em turnê pelos Estados Unidos, cumprindo as datas de divulgação do álbum “Gigaton”.

Leia também:  Mark Tremonti faz 50 anos; veja outros fatos da música em 18 de abril
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPearl Jam quase acabou após tragédia em show que deixou 9 mortos,...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades