Documentário debate se relações de rockstars com adolescentes eram normalizadas

Alguns dos grandes nomes do rock e da música em geral têm histórico de má conduta sexual, a ser explorado no filme "Look Away"

Um novo documentário promete lançar luz sobre um dos temas mais sombrios e espinhosos do rock e da música em geral. Intitulado “Look Away”, o filme da Sky Documentaries conta histórias de relações sexuais de rockstars nos anos 1970 e 1980 com menores de idade.

Alguns dos casos citados no filme estão entre os mais conhecidos e lidam diretamente com grandes nomes da música. Alguns exemplos são Axl Rose (Guns N’ Roses), Steven Tyler (Aerosmith), David Bowie e o produtor Kim Fowley, que foi empresário das Runaways (clique nos links para conhecer alguns dos casos).

- Advertisement -

Em entrevista à Sky News, a diretora da produção, Sophie Cunningham, muitas histórias acabaram ficando de fora, o que mostra que a situação era realmente comum na época.

“Existem tantas histórias. Tantas que eu simplesmente não pude contar, e isso é por causa do dinheiro e do poder – sucesso e fama passam por um longo caminho para fazer as pessoas ficarem quietas.”

A cineasta acredita que, mesmo passados tantos anos, o mundo da música ainda não passou por um processo de exposição e repressão desses casos – diferentemente do que aconteceu no cinema, com o movimento #MeToo. Para ela, as histórias contadas no documentário são apenas a ponta de um iceberg bem maior.

Leia também:  Por que bandas fazem cada vez mais turnês tocando álbuns na íntegra, segundo Billie Joe

“Look Away” foi exibido na TV britânica no último dia 13. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Rockstars e as relações com adolescentes

Polêmicas relacionadas ao que se chama de má conduta sexual – o que envolve não só casos mais tradicionais de abuso, como, também, o chamado grooming – existem no mundo do rock desde pelo menos os anos 1970, embora algumas histórias sejam até mais antigas. Todavia, seja por envolver figuras poderosas ou por qualquer outro motivo, raramente acontece alguma punição.

Naqueles tempos, houve até mesmo o surgimento de um fenômeno conhecido como “baby groupies”, com garotas na faixa dos 14 a 16 anos acompanhando artistas.

Leia também:  Amy Lee é a nova vocalista do Linkin Park? A própria comenta

Há casos também de musicistas que acabaram abusadas por pessoas envolvidas no meio musical. É o caso de Jackie Fox, baixista das Runaways, que afirma ter sido estuprada pelo empresário e produtor Kim Fowley quando tinha 16 anos, na frente de outras pessoas. Ela acredita ter sido drogada propositalmente por Fowley.

O artigo 10 rockstars com histórico de abuso sexual ou relações com menores, publicado no site em 2018, relembra uma série de casos do gênero envolvendo nomes como Axl Rose, Jimmy Page (Led Zeppelin), Anthony Kiedis (Red Hot Chili Peppers), Steven Tyler, entre outros. Clique para conhecer algumas dessas histórias.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDocumentário debate se relações de rockstars com adolescentes eram normalizadas
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades