Por que os Ramones nunca fizeram sucesso de verdade

Hoje em dia, os Ramones são considerados ícones do punk rock e suas músicas e até logomarcas, estampadas em milhares de camisetas mundo afora, fazem parte da cultura pop. Ainda assim, eles nunca foram exatamente um fenômeno global de popularidade, vendendo milhões de discos e fazendo turnês em arenas, com shows para dezenas de milhares de pessoas.

Por que, então, os Ramones nunca fizeram sucesso? Dá para chegar a essa conclusão ao analisar o cenário em que eles surgiram e, em especial, as situações envolvendo a divulgação de seu primeiro álbum, homônimo, que foi lançado em 23 de abril de 1976.

- Advertisement -

Ramones: local e momento

Embora faça sentido pensar que os Ramones teriam divulgado o disco no momento certo, considerando o ano de 1976, a explosão do punk rock enquanto fenômeno de popularidade só aconteceu a partir de 1977. E esse “estouro” aconteceu com bandas britânicas, como The Clash e Sex Pistols – que, veja só, traziam uma ponta de influência do grupo americano.

Em Nova York, cidade natal dos Ramones, havia também uma forte cena punk, muito ligada à casa de shows CBGB. Entretanto, a movimentação era mais regional, sem transcender para outras áreas dos Estados Unidos.

O punk, aliás, não era tão popular nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. Na terra do Tio Sam, o rock do fim dos anos 1970 foi marcado pelo momento de bandas como Eagles, Fleetwood Mac e outras que dariam origem a vertentes como o soft rock e o chamado AOR (adult oriented rock) na década de 80. Tudo isso em meio ao “boom” da disco music, que “converteu” até mesmo bandas de rock como Kiss, Rolling Stones e Queen.

Leia também:  A curiosa opinião de Billie Joe Armstrong sobre Axl Rose

Mesmo o heavy metal, ainda em seus dias iniciais, não era tão popular assim em solo americano, embora já fosse maior na Europa. Definitivamente, não é fácil emplacar um estilo musical novo nos EUA.

Visão da imprensa e falta de hits

Outro ponto que pode explicar a falta de popularidade dos Ramones é a cobertura da imprensa especializada – e até geral – sobre o punk naqueles tempos.

Era nítido que os Ramones nunca figuravam no primeiro escalão das bandas que faziam sucesso entre os jornalistas da época. Embora muitos veículos de Nova York tivessem conhecimento sobre o grupo, nem sempre as citações eram positivas.

Um review clássico sobre o álbum de estreia diz que eles tinham “o som de 10 mil descargas sendo dadas”, o que dificilmente pode ser encarado como um elogio.

É interessante observar que no início da década de 1980, algumas bandas ligadas à mesma cena de origem dos Ramones alcançariam hits. O Blondie é um caso de destaque, pois mudou sua sonoridade ainda no fim dos anos 1970 e conquistou maior popularidade, emplacando diversos hits na sequência.

Leia também:  O detalhe incrível que fazia Jimi Hendrix superar outros guitarristas, segundo Eddie Kramer

Não foi o que aconteceu com os Ramones. A chegada dos anos 1980 deu início ao período mais pop da banda, com o lançamento de “End of the Century” (1980), álbum que expôs uma rachadura conceitual no grupo: o vocalista Joey Ramone adorou o disco; o guitarrista Johnny Ramone odiou. Tanto nesse trabalho quanto em outros, por incrível que pareça, faltaram hits. Dessa forma, o grupo foi relegado a um nicho muito específico durante toda aquela década.

O reconhecimento veio bem tardiamente.  O álbum de estreia dos Ramones, um dos mais importantes da carreira deles, ganharia disco de ouro nos Estados Unidos apenas em 2014, quase 40 anos depois de seu lançamento, o que evidencia: eles nunca foram um sucesso em termos de mercado.

Nada disso tira a importância dos Ramones. Trata-se de uma das bandas mais influentes do rock, além de ser um dos grandes nomes de referência – talvez o maior – do punk. Até por isso, é muito estranho observar como o lendário grupo nunca fez o sucesso que merecia.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que os Ramones nunca fizeram sucesso de verdade
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

5 COMENTÁRIOS

  1. Ramones são muito bons.
    E inclusive influenciou muitas dessas bandas inglesas. E muitas bandas punks brasileiros tbm . Eu por exemplo não curto rolling Stones…mas nem por isso tiro o mérito dos caras que acabaram influenciando bandas que amo.

    • Mas é justamente isso que foi dito no texto. As bandas britânicas que estouraram na década de 1970 eram influenciadas pelos Ramones. Leia o texto com atenção. Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades