Axl Rose quase processou Offspring por roubar título “Chinese Democracy”

Quando se pensa no título “Chinese Democracy”, pensamos no lendário álbum do Guns N’ Roses que demorou anos para ser feito. Porém, o Offspring quase acabou pegando o nome para si - e quase acabou processado pelo vocalista Axl Rose.

Quando se pensa no título “Chinese Democracy”, pensamos no lendário álbum do Guns N’ Roses que demorou anos para ser feito. Porém, o Offspring quase acabou pegando o nome para si – e quase acabou processado pelo vocalista Axl Rose.

A situação que gerou o “quase-processo”, na verdade, corresponde a uma brincadeira que ganhou proporções além do imaginado. Tudo isso por causa de um comunicado “fake” divulgado à imprensa.

- Advertisement -

Em 2003, enquanto Axl Rose ainda enfrentava mudanças de formação e um interminável processo criativo para concluir as gravações do álbum “Chinese Democracy”, que só seria lançado em 2008, o Offspring pensava em um título para seu sétimo disco de estúdio, que sairia no fim daquele ano – e que, no fim das contas, acabou sendo intitulado “Splinter”.

O vocalista e guitarrista do Offspring, Dexter Holland, relembrou à Spinner do processo de escolha dos títulos da banda e o surgimento da piada.

“Quando o disco está ficando pronto, você tenta pensar seriamente em um título por 10 minutos e então todos na banda fazem piadas pelas próximas duas horas, com ideias como ‘Offspring Bloody Offspring’. Um dia, alguém sugeriu ‘Chinese Democracy’ e não conseguíamos parar de rir disso.”

Na época, apesar de estar no meio do processo de criação, o Guns N’ Roses já havia anunciado que seu próximo álbum teria esse título. O próprio Axl falou sobre ele em uma entrevista para a MTV, em 1999, explicando a origem do nome – que viraria quase uma lenda urbana por praticamente uma década, antes de ser lançado.

“Existem vários movimentos democráticos chineses e isso é algo sobre o qual há muito a se dizer, e é algo que será bom de se ver. Poderia ser também apenas uma declaração irônica. Eu não sei, apenas gosto de como soa.”

Offspring e “Chinese Democracy”

Entretanto, a piada interna do Offspring acabou ganhando proporções maiores quando a banda soltou um comunicado, obviamente falso, afirmando que havia escolhido “Chinese Democracy” como o título do novo disco.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Todos riram na época, mas Axl Rose não achou aquilo muito divertido. O vocalista enviou uma carta de “cease and desist”, uma espécie de notificação extrajudicial, para que a banda de pop punk abrisse mão do nome, já registrado pelo cantor. Acabou não dando em nada, já que o grupo optou por divulgar seu disco como “Splinter”.

Obviamente, os membros do Offspring se divertiram bastante com a confusão e Dexter Holland chegando a brincar com o assunto em entrevista para a MTV.

“Cochilou, perdeu. Axl copiou meu cabelo, então copiei o título de seu álbum (risos). Eu acho que nunca consideramos seriamente usar aquele nome. Mas poderíamos se quiséssemos, porque você não pode registrar ou patentear um título de álbum ou música. Pense em todas as músicas chamadas ‘I Love You’ ou ‘Baby, Baby.’”

Questionado sobre o assunto anos depois, Axl Rose desviou do tema, mas o Offspring segue se divertindo com a história.

Leia também:  Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

Anos depois, o guitarrista Noodles seria perguntado sobre o grande intervalo que o Offspring teve entre o sétimo disco de estúdio (“Splinter”) e o oitavo “Rise and Fall, Rage and Grace” pela NME. Na resposta, segundo o Loudwire, ele classificaria a demora para o lançamento como “carma”.

“Acho que nunca deveríamos ter brincado sobre chamar nosso último disco de ‘Chinese Democracy’. Isso voltou para nos assombrar.”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAxl Rose quase processou Offspring por roubar título "Chinese Democracy"
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades