O Van Halen surgiu diante do grande público com seu álbum de estreia homônimo, lançado em 1978. Entretanto, dois anos antes, eles já haviam chamado a atenção de Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss.
O linguarudo faz questão de se considerar o grande “descobridor” da banda dos irmãos Eddie (guitarra) e Alex Van Halen (bateria), que era completa por David Lee Roth (vocal) e Michael Anthony (baixo). Não só isso: ele chegou a produzir uma demo do grupo, ainda que a parceria não tenha seguido adiante.
Quando Gene Simmons soube do Van Halen
Antes da fama, entre 1974 e 1978, o Van Halen já era uma força a ser reconhecida nos palcos. As gravações daqueles tempos, ainda que amadoras, mostram que a banda estava pronta para o estrelato.
Gene Simmons assistiu a um show do quarteto pela primeira vez em 1976, na boate Starwood, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na época, o integrante do Kiss estava saindo com Bebe Buell, que depois teria um relacionamento com Steven Tyler, do Aerosmith – juntos, inclusive, Bebe e Steven tiveram como filha a atriz Liv Tyler.
Em recente entrevista à Guitar World, Simmons relembrou a impressão que a banda lhe causou, com o óbvio destaque para Eddie Van Halen e David Lee Roth. O músico não estava esperando, já que o grupo era o antepenúltimo da noite, bem distante da posição de “atração principal”.
“Era como uma sinfonia. Olhei e só tinha um cara (Eddie) no palco, fazendo aquele tapping de duas mãos que eu nunca havia visto alguém fazer antes. Eles fizeram o show e eu sabia que tinha que contratá-los. Havia um cara (David Lee Roth) sem camisa pulando e fazendo acrobacias. Eu os levei a Nova York e produzi uma demo deles.”
A demo “Zero”, que nunca foi lançada
Intitulada “Zero”, a demo foi produzida inicialmente no estúdio Village Recorder, em Los Angeles, e concluída no lendário Electric Lady Studios, em Nova York.
Durante as gravações, Gene Simmons chegou a sugerir que a banda mudasse de nome, abandonando o sobrenome dos irmãos Van Halen para se chamar Daddy Longlegs, de acordo com um artigo do jornal L.A. Times. A ideia, claro, foi descartada.
De qualquer forma, a intenção de Simmons de produzir o primeiro álbum do Van Halen e ainda atuar como empresário deles acabou não se concretizando. O baixista tinha compromissos com o Kiss, que na época estava no auge de sua fama, com álbuns como “Destroyer” e “Rock and Roll Over” (ambos de 1976).
O que se ouve no material
A demo surgiu na internet anos depois e mostra alguns arranjos diferentes do que se ouve no álbum de estreia. Além disso, a sonoridade é um pouco mais simples, sem tantos overdubs, o que torna o resultado final um pouco mais cru.
Vale apontar que nem todas as músicas da demo foram aproveitadas para a tracklist final do primeiro álbum do Van Halen. Há, claro, canções como “On Fire” e “Runnin’ With the Devil”, mas “She’s the Woman”, por exemplo, só foi entrar no disco “A Different Kind of Truth”, de 2012.
“Somebody Get Me a Doctor”, por sua vez, apareceu no segundo trabalho do grupo, “Van Halen II”, de 1979. Já “House of Pain” foi parar em “1984” (1984), em uma versão bem diferente – algo que desagradou Gene Simmons anos depois, conforme ele próprio relata à Guitar World.
“Abra o YouTube, pesquise por ‘Gene Simmons Van Halen House of Pain’ e me diga se há algo errado com essa música. Soa como um rolo compressor. Mas eles nunca usaram.”
Chama atenção, ainda, que o baixo de Michael Anthony aparece um pouco mais na mix final da demo. Nos álbuns da banda, em geral, o som do instrumento não obtinha tanto destaque.
O próprio Eddie Van Halen não teria ficado feliz com o resultado da demo, já que o grupo não pôde gravar com seu equipamento – tiveram que usar o que estava disponível em estúdio. Talvez seja por isso que o material nunca tenha sido lançado oficialmente, nem como uma coletânea de raridades ou algo do tipo.
Ouça a demo “Zero”, produzida por Gene Simmons:
As músicas da demo, com minuto e segundo em que cada uma delas começa:
00:03 On Fire
03:39 Woman In Love
07:02 House Of Pain
10:25 Runnin’ With the Devil
13:59 She’s the Woman
16:50 Let’s Get Rockin’
19:52 Big Trouble
23:24 Somebody Get Me a Doctor
26:26 Babe, Don’t Leave Me Alone
29:19 Put Out the Lights
* Texto produzido com colaboração de André Luiz Fernandes.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.