O vocalista e guitarrista do Kiss, Paul Stanley, desmentiu o histórico boato de que o guitarrista Eddie Van Halen, do Van Halen, quase entrou para o Kiss em 1982, após a saída de Ace Frehley.
As bandas têm longa ligação porque o baixista do Kiss, Gene Simmons, foi o responsável por “descobrir” o quarteto liderado pelos irmãos Eddie e Alex nos anos 1970 e produzir sua primeira demo. A ideia era que Simmons trabalhasse com eles nos bastidores, mas não teria tempo para se dedicar com sua própria carreira no auge.
Em evento de perguntas e respostas realizado durante o Kiss Kruise, o cruzeiro do Kiss, com transcrição via Blabbermouth, Stanley declarou:
“Eddie Van Halen não chegou perto de entrar para o Kiss. Ele veio ao estúdio. Acho que havia algum conflito no Van Halen e ele veio só para ver o que estava rolando. Lembro que ele curtiu muito o solo da música ‘Creatures Of The Night’.”
Eddie Van Halen recomendou guitarrista ao Kiss
O músico contou que Eddie Van Halen recomendou que o guitarrista que tocou na música ‘Creatures Of The Night’ fosse o substituto de Ace Frehley.
“Ele sugeriu que contratássemos o guitarrista daquele solo, Steve Farris, que estava na banda Mister Mister, que teve vários hits na época. Ele era ótimo. E Eddie estava curtindo teclados. Lembro que ele trouxe algumas demos em que estava trabalhando. Eu pensei: ‘esse cara é incrível na guitarra, o que ele está fazendo no teclado’. Esse foi o começo de ‘Jump’ e tudo que veio depois. Mas Eddie nunca esteve perto de entrar para o Kiss.”
Curiosamente, o rumor de que Eddie Van Halen quase entrou para o Kiss sempre foi alimentado pelo próprio colega de Paul Stanley, Gene Simmons. Em uma entrevista à Guitar World, em 2014, o baixista confirmou a veracidade da história.
“Ele falava sério. Estava tão feliz com a situação dele e de (David Lee) Roth. E as drogas estavam desenfreadas. Ele me levou para almoçar e disse: ‘quero entrar para o Kiss, não aguento mais brigar com Roth, estou cansado’. Mas eu disse: ‘Eddie, não há espaço o suficiente, você precisa estar em uma banda onde você possa direcionar a música e, no Kiss, você não ficará feliz’.”