Voodoo Circle resgata David Readman e lança o álbum ‘Locked & Loaded’; ouça e leia resenha

O Voodoo Circle lançou seu sexto álbum de estúdio, 'Locked & Loaded', nesta sexta-feira (15). O trabalho marcou a volta do vocalista David Readman (Pink Cream 69), que não havia participado do disco anterior.

A banda de hard rock Voodoo Circle lançou seu sexto álbum de estúdio, ‘Locked & Loaded’, nesta sexta-feira (15). O trabalho chega a público por meio da gravadora AFM Records, com edição em CD nacional pela Valhall Music.

Aqui, o guitarrista e líder Alex Beyrodt (Silent Force, Primal Fear) resgata a formação responsável por ‘Broken Heart Syndrome’ (2011), um dos álbuns mais elogiados do projeto. São eles: o vocalista David Readman (Pink Cream 69), o baixista Mat Sinner (Primal Fear, Sinner) e o baterista Markus Kullman (Glenn Hughes).

- Advertisement -

Em nota, Alex Beyrodt comenta:

“Esta constelação apresenta o Voodoo Circle em sua forma mais forte, especialmente porque o novo material é praticamente feito sob medida para nossa formação clássica. Criei uma dúzia de músicas bem antes de Mat e eu nos encontrarmos e decidirmos que queríamos embarcar em uma direção um pouco mais retrô e orientada para os anos 70. Assim que David e Markus voltaram, fiz mais algumas músicas na vibe anos 70.”

Ouça ‘Locked & Loaded’ no player abaixo, via Spotify ou YouTube (playlist), e confira resenha a seguir.

Resenha: Voodoo Circle – ‘Locked & Loaded’

Não dá para negar que a proposta do Voodoo Circle nunca foi a de ser original. A banda não apenas transborda suas influências do hard rock setentista (com mergulhos bem ocasionais ao heavy metal de veia melódica), como chega a “pegar emprestado” vários riffs e fraseados de guitarra de nomes antigos. Duvida? Basta ouvir ‘Walk on the Line’, do álbum anterior, ‘Raised on Rock’ (2018), e comparar com ‘Crying in the Rain’, clássico do Whitesnake (incluindo o solo).

Mesmo sob esse conceito de apenas replicar influências, ‘Raised on Radio’ abusou da boa vontade de vários fãs. Com Herbie Langhans (Beyond the Bridge) na vaga de vocalista que antes era ocupada por David Readman, o projeto perdeu qualquer traço de personalidade e fez um disco pouco memorável – diferente dos três antecessores, ‘Broken Heart Syndrome’, ‘More Than One Way Home’ (2013) e ‘Whisky Fingers’ (2015), que agradaram mais.

Com a volta de Readman, dá para dizer que ‘Locked & Loaded’ já soava mais promissor que ‘Raised on Rock’. O timbre peculiar do frontman do Pink Cream 69 seria o responsável por dar, novamente, uma característica própria à banda.

Em alguns momentos, deu certo. Algumas músicas deste novo álbum (que será detalhado abaixo) realmente agradam, como ‘Flesh & Bone’, ‘Devil with an Angel Smile’ e ‘Eyes Full of Tears’. Já outras apenas soam meio perdidas em meio aos clichês que o grupo sente prazer em reproduzir.

A música de abertura ‘Flesh & Bone’ inicia os trabalhos com os dois pés na porta. É um Deep Purple tonificado. ‘Wasting Time’ e ‘Magic Woman Chile’, mais cadenciadas, quebram o ritmo e exploram campos de harmonia menos usuais. A faixa-título poderia ser melhor não fossem alguns tecladinhos enjoativos aparecendo, mas ‘Devil with an Angel Smile’ melhora tudo com seu groove tipicamente Zeppeliano.

‘Straight for the Heart’ não esconde sua principal referência do passado: o riff de abertura lembra muito ‘Bad Boys’, do Whitesnake. O timbre grave da voz de David Readman brilha na boa balada ‘Eyes Full of Tears’ e em ‘Devil’s Cross’, que mistura clichês da banda de David Coverdale com alguns elementos do melódico hard escandinavo.

‘Trouble in the Moonlight’ se destaca pelo groove bem sacado, enquanto ‘This Song Is For You’ traz outra referência evidente – agora, ao saudoso Gary Moore e a seu grande hit ‘Still Got the Blues’. O encerramento fica a cargo de ‘Children of the Revolution’, que retoma a pegada das músicas mais empolgantes da primeira metade do álbum e coloca a guitarra de Alex Beyrodt na linha de frente.

De fato, ‘Locked & Loaded’ não é um álbum muito original. O ouvinte mais atento pegará diversas referências a outras bandas, especialmente do rock de peso dos anos 70, ao longo de sua audição.

Aliás, esse é o grande ponto negativo: faltou uma cara própria no “departamento” das composições. Isso, provavelmente, não me fará voltar a ouvir esse álbum muitas outras vezes.

Apesar disso, quem gosta dos sons de Led Zeppelin, Deep Purple, Rainbow e Whitesnake, bem como seus diversos similares, vai acabar curtindo não só esse disco, como, também, os outros trabalhos do Voodoo Circle. Tudo é feito com bastante competência: da talentosa performance dos integrantes à boa produção, que não deixa espaços vazios na sonoridade geral. Apesar da falta de originalidade, vale dar uma chance pelos outros aspectos.

O álbum está representado em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

Voodoo Circle – ‘Locked & Loaded’

Alex Beyrodt – guitarra & vocais
David Readmann – vocais
Mat Sinner – baixo & vocais
Markus Kullmann – bateria

1. Flesh & Bone
2. Wasting Time
3. Magic Women Chile
4. Locked & Loaded
5. Devil With An Angel Smile
6. Straight For The Heart
7. Eyes Full Of Tears
8. Devil’s Cross
9. Trouble In The Moonlight
10. This Song Is For You
11. Children Of The Revolution

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasVoodoo Circle resgata David Readman e lança o álbum 'Locked & Loaded';...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades