Destaque Notícias

Grunge tinha outro nome mais justo com as bandas, segundo Jerry Cantrell


A nomenclatura grunge nunca foi recebida tão bem pelas bandas do movimento. Aliás, é raro encontrar algum grupo que aceite ser classificado como parte de um movimento ou estilo musical mais específico.

Em entrevista à Metal Hammer, o guitarrista do Alice in Chains, Jerry Cantrell, falou sobre o grunge enquanto rótulo e voltou a expressar sua insatisfação com o termo. O músico pontuou que outro nome mais justo com as bandas costumava ser dito no passado: Seattle sound.

“A palavra ‘grunge’ nunca foi popular entre qualquer um de nós em Seattle. Antes desse termo, as pessoas se referiam a nós como ‘Seattle sound'”, disse.

Cantrell pontuou que gostava mais do nome ‘Seattle sound’. “Embora fôssemos únicos, havia uma espécie de ethos, um monte de moleques fazendo barulho e tocando em bares e festas. Todas as bandas de Seattle compartilhavam isso, pois era uma cidade pequena e íamos aos shows uns dos outros”, afirmou.

– Kim Thayil, do Soundgarden, revela seus 10 álbuns favoritos do grunge

Anteriormente, em entrevista ao podcast Let There Be Talk concedida no ano de 2016, Jerry Cantrell pontuou que o movimento musical de Seattle era muito legal pela parceria entre as bandas. “Havia uma banda ótima em algum lugar toda semana: Soundgarden, Melvins, Mudhoney, Screaming Trees, Mother Love Bone… e não era uma competição, havia uma admiração mútua. Amávamos aquilo”, disse.

Por outro lado, ele observou, naquela ocasião, que o termo grunge era um “desserviço”. “Nenhuma banda soava parecida com a outra. Havia Nirvana, Soundgarden… eu nem tentava soar parecido como eles”, afirmou.

Embora o grunge seja fortemente associado à cidade de Seattle, bandas de outras localidades se tornaram notáveis por explorar a sonoridade em seus trabalhos. O Stone Temple Pilots, por exemplo, é de San Diego, na Califórnia. Já o Radiohead, cujo primeiro disco está fortemente associado ao estilo, é do Reino Unido.

Além das bandas citadas anteriormente, outros nomes relacionados ao grunge que merecem ser citados são Green River, Hole, 7 Year Bitch, Dinosaur Jr, Toadies, Veruca Salt, L7, Smashing Pumpkins, além dos supergrupos Mad Season e Temple of the Dog.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Apaixonado por rock desde a pré-adolescência, começou a escrever sobre música na internet em 2007. Anos depois, co-fundou o site Van do Halen e trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia. Atualmente, é redator-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia sites como o Cifras, Ei Nerd e outros. Também é redator do Whiplash.Net, o maior site de rock e heavy metal do Brasil.
http://igormiranda.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *