Baixista lamenta impasse do System Of A Down, pois quer tocar

O baixista Shavo Odadjian lamentou a atual situação do System Of A Down em recente entrevista à rádio KROQ (transcrição via Blabbermouth). O músico destacou que não guarda mágoas de nenhum de seus colegas de banda e que apenas quer “tocar e fazer música”.

Odadjian disse que, se dependesse dele, o System Of A Down lançaria um novo disco agora mesmo. “Mas depende de quatro pessoas. Eu torço, porque temos muito material dos últimos 10, 12 anos. Todos nós somos compositores. Tenho muitas coisas, assim como Daron (Malakian, guitarrista) e Serj (Tankian, vocalista), mas não sei se vamos fazer isso juntos”, afirmou.

- Advertisement -

– Como Daron Malakian compôs ‘Chop Suey!’, clássico do System Of A Down

O músico disse que os integrantes do System Of A Down ainda se amam e que “ninguém fez nada de errado, nem está com raiva”. Ele se limitou a descrever o impasse como “algo artístico”.

“Não guardo rancor. Não posso fazer isso. Porém, é doloroso, porque eu quero tocar, fazer música, gravar um disco. Não entrei em uma banda e fiquei famoso para, depois disso, parar de fazer música. Quero tocar mais. Mas é isso, vamos superar isso”, disse.

Quando a treta se tornou pública

Em recente entrevista à revista “Kerrang!”, Daron Malakian disse que Serj Tankian, atribuído como responsável pelo hiato criativo pelo qual a banda passa desde a década passada, não queria gravar nem mesmo os últimos discos do grupo, “Mezmerize” e “Hypnotize”, de 2005. “Bandas são como marcas, suponho, e isso é um pouco frustrante para mim. Para ser honesto, Serj não queria nem mesmo gravar ‘Mezmerize’ e ‘Hypnotize’. Realmente o imploramos para que fizesse esses discos. Naquela época, ele já sentia que estava fora”, contou o guitarrista.

Malakian tocou no assunto porque, novamente, o músico falou sobre todo esse tempo em que o System Of A Down passou sem lançar um novo disco – e a situação deve continuar dessa forma, pois não há interesse de Tankian em um próximo álbum. “Há uma maneira específica que o System faz os discos e alguns de nós quer fazer um álbum, enquanto há um (Serj Tankian, embora seu nome não seja citado nesse momento) que não quer fazer dessa maneira e quer fazer do jeito dele. E nem todos concordam com isso. Esse tem sido o problema”, afirmou.

Leia também:  Por que Cate Blanchett repudia “aviso de gatilho” em filmes e séries

E por que isso acontece? Segundo Daron Malakian, há uma justificativa ligada ao próprio passado musical de Serj Tankian. “Serj nunca foi realmente um cara do heavy metal ou do rock. Não sei se ele tem o mesmo amor por esse tipo de música que eu tenho. Sou o garoto que cresceu com Slayer e Kiss. Queria ser como eles algum dia. Serj não cresceu assim. Ele não é um fã incondicional. Sinto que toda a experiência de ter se tornado o vocalista de uma banda de grande sucesso foi diferente para ele, em comparação ao que foi para mim”, afirmou.

Em publicação nas redes sociais, Serj Tankian revelou a sua visão sobre o problema. Leia, abaixo, um trecho da carta com o posicionamento do vocalista (tradução por Bruce William):

“É verdade que eu, somente eu fui responsável pelo hiato que o SOAD começou em 2006. Todos queriam continuar no mesmo pique excursionando e gravando discos. Eu não quis. Por que? Vários motivos:

1. Artístico: Sempre tive a sensação que continuar fazendo a mesma coisa com as mesmas pessoas é artisticamente redundante, até mesmo para um combo dinâmico como o nosso. Mas naquela época eu sentia que precisava de um pouco de tempo para fazer meu próprio trabalho. Não descartava recomeçar tudo com a banda mais tarde.

Leia também:  Best of Blues and Rock 2024 terá Zakk Sabbath, Joe Bonamassa e mais

2. Igualitarismo: Quando começamos todos os aspectos criativos e financeiros eram divididos por igual. Na época do ‘Mezmerize/Hypnotize’ estávamos em lados opostos em ambos, com Daron monopolizando o processo criativo e financeiro, sem contar que ele queria ser o único a aparecer na mídia.

3. Eu queria ter deixado a banda antes do ‘Mezmerize/Hypnotize’ por causa destas coisas. É por isto que eu pessoalmente não me sinto tão próximo musicalmente destes discos, existiam canções que eu queria trazer à tona mas fui prejudicado por promessas não cumpridas, aliadas à minha passividade naquela época.

[…]

Depois de um longo tempo pensando e processando tudo, há cerca de dois anos eu cheguei pros caras com uma proposta de como seguir em frente. Eu estava a fim de corrigir os erros do passado e estabelecer um jeito de sermos todos felizes, daí sugeri o seguinte:

1. Espaço criativo por igual: naquela época eu tinha lançado cinco discos e era um compositor bem melhor em termos musicais e Daron estava ficando cada vez melhor como letrista, daí eu propus que cada um de nós trouxesse seis músicas que todos os demais aprovassem e a gente pudesse trabalhar nelas com melodias ou riffs do Shavo.

2. Divisão por igual de direitos autorais: eu pessoalmente sinto que uma banda é uma parceria igualitária e as finanças devem refletir isto.

3. Direitos sobre a obra: quem quer que escreva a música deve ter a decisão final após esgotar todas as ideias dos demais. Eu queria isto pois lá no passado eu trazia músicas que acabavam sendo metamorfoseadas em algo que eu nem sequer levaria em consideração.

4. Desenvolver um novo conceito ou tema para que não fosse apenas um álbum, mas sim uma experiência completa.”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBaixista lamenta impasse do System Of A Down, pois quer tocar
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades