Luta do Metallica contra Napster não foi por dinheiro, diz Lars

O baterista Lars Ulrich disse que a luta do Metallica contra o Napster, antigo programa de compartilhamento de músicas, não foi por dinheiro. A afirmação foi feita em entrevista à rádio 92Y, de Nova York (transcrição por Alternative Nation).

Inicialmente, Lars foi questionado se faria algo de diferente sobre a situação. “Acho que poderíamos ter nos educado melhor sobre o que pensava o outro lado e quais eram os problemas”, respondeu. “Isso começou como uma briga de rua. Não era sobre o futuro da música, negócios da música ou dinheiro. Era uma briga de rua.”

- Advertisement -

Ele relembrou de quando “I Disappear”, música feita para o filme “Missão Impossível 2”, vazou e foi parar nas rádios. “Gravamos entre compromissos de turnê e seguraríamos até o verão seguinte. Um dia, recebo uma ligação de Cliff (Burnstein, co-empresário do Metallica) dizendo que a música está tocando em 20 estações de rádio americanas. Ficamos: ‘como isso é possível?’ Ele disse que havia algo chamado Napster, onde as pessoas compartilhavam arquivos”, contou.

Leia também:  Aerosmith lançou “Get a Grip” há 31 anos; veja outros fatos da música em 20 de abril

Lars afirmou que, a partir daí, começou a “briga” com o Napster. “Como se fazia antigamente, era algo como: ‘bem, vamos f*der com o Napster então’. E os holofotes se viraram sobre mim. Fomos pegos e estávamos no meio. O Napster significava muito para várias pessoas, então fomos pegos de surpresa por isso e tivemos que nos virar na sequência”, disse.

Na época do Napster, Ulrich disse que o Metallica era completamente a favor das bootlegs – gravações amadoras de apresentações ao vivo. “Você poderia ir a um show com seus aparelhos de gravação e registrar os shows do Metallica. Nós trocávamos fitas no passado e éramos a favor disso. O problema é que ninguém do Napster nos ligou para perguntar: ‘está tudo bem para vocês em fazermos isso?’. Haveria, daí, uma conversa. Mas fizeram sem nos consultar antes”, afirmou.

Leia também:  Slipknot faz mistério com outdoor e site novos

Nesse ponto, Lars admite que poderia ter se informado melhor. “Fomos atingidos por uma chuva de b*sta e as pessoas diziam: ‘o Metallica tem sede por dinheiro’. E não tinha nada a ver com dinheiro. Era sobre: ‘espere, se vamos doar a nossa música – o que não ligamos em fazer -, talvez nós mesmos façamos isso, ou alguém deveria pedir nossa autorização’. Era isso”, disse.

Hoje, Lars Ulrich diz ser “grande amigo” de Sean Parker, fundador do Napster. “Eu o elogiei e passamos a ter uma relação de novo. Mas eles eram muito espertos. Diziam: ‘não sabemos quem são as pessoas que baixam as músicas’. E nós: ‘não acreditamos e pensamos que vocês podem encontrar os nomes’. Então, nós mesmos conseguimos os nomes das pessoas. ‘Se vocês não conseguem achar, nós informamos vocês’. Não foi a ação de relações públicas mais inteligente possível, mas pelo menos vencemos a discussão”, afirmou.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasLuta do Metallica contra Napster não foi por dinheiro, diz Lars
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades