15 covers de Chuck Berry feitos por grandes artistas

Chuck Berry se foi. O músico faleceu na tarde de sábado (18), aos 90 anos, em sua casa na cidade de St. Charles, nos Estados Unidos.

Não é em vão que Chuck Berry recebe a alcunha de “pai do rock n’ roll” por fãs, músicos e jornalistas. Por mais que seja difícil cravar quem realmente criou o rock n’ roll, não seria injusto eleger Berry como o responsável pela popularização de alguns padrões repetidos na história do gênero musical em questão.

- Advertisement -

O grande trunfo de Chuck Berry foi levar o blues e o R&B de suas raízes negras e colocá-los, em uma versão mais enérgica – o rock n’ roll -, à rotina dos adolescentes. Isto passou não só pela criação do novo gênero musical, mas, também, pela persona de rockstar.

Chuck Berry desenvolveu uma versão mais “suja” e ainda mais dançante do R&B, com forte influência do blues. Além disso, foi Berry quem desenvolveu uma persona típica de estrela do rock, especialmente quando se fala da forma em que se portava nos palcos.

O comportamento explosivo dentro dos palcos também se refletiu fora dele. Chuck Berry teve inúmeros problemas com a lei. Foi Berry quem construiu, involuntariamente, a imagem do “roqueiro transgressor”.

Chuck Berry influenciou os músicos mais importantes do rock em geral. Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, três dos maiores nomes surgidos na década de 1960, foram alguns dos grupos que beberam da fonte de Berry. Artistas que vieram depois, como AC/DC e Ted Nugent, entre diversos outros, também citam a importância do músico americano em suas trajetórias.

Com o intuito de mostrar o quão Chuck Berry foi importante, a lista abaixo reúne 15 versões de suas músicas feitas por grandes artistas. E que Berry descanse em paz.

Beatles – “Roll Over Beethoven”



Rolling Stones – “Little Queenie”



Beach Boys – “Rock And Roll Music”



Rod Stewart – “Sweet Little Rock ‘N’ Roller”



Bruce Springsteen – “You Never Can Tell”



Judas Priest – “Johnny B. Goode”



Motörhead – “Let It Rock”



AC/DC – “School Days”



Jerry Lee Lewis – “Sweet Little Sixteen”



Jimi Hendrix – “Johnny B. Goode”



The Yardbirds – “Too Much Monkey Business”



MC5 – “Back In The U.S.A.”



Johnny Winter – “Thirty Days”



David Bowie – “Around And Around”



Elvis Presley – “Johnny B. Goode”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListas15 covers de Chuck Berry feitos por grandes artistas
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades