Richie Sambora: os 25 anos do fantástico “Stranger In This Town”

Richie Sambora – “Stranger In This Town”
Lançado em 3 de setembro de 1991

O Bon Jovi se tornou uma das bandas de rock mais rentáveis dos anos 1980. Discos como “Slippery When Wet” e “New Jersey” já venderam, juntos e até dias de hoje, cerca de 35 milhões de cópias por todo o mundo.

- Advertisement -

As turnês de divulgação atravessaram o globo com muito trabalho e pouco descanso. Isso fez com que a banda desse uma pausa em suas atividades no ano de 1990, não apenas para que os integrantes recarregassem suas baterias, como também para que tivessem a oportunidade de trabalhar em outros projetos.

Enquanto o vocalista Jon Bon Jovi lançou o álbum “Blaze Of Glory”, trilha sonora do filme “Jovens Demais para Morrer”, o guitarrista Richie Sambora enxergou, naquele breve hiato, a oportunidade de mostrar ao mundo suas influências e raízes musicais. Houve quem esperasse que Sambora lançasse um disco típico de virtuoso das seis cordas, mas passou longe disso.

Em “Stranger In This Town”, Richie Sambora trabalhou com suas referências, tão diferentes das empregadas no grupo que o consagrou. O músico fez uma união rara entre o Texas blues, fortemente orientado pelas guitarras e com Stevie Ray Vaughan entre seus maiores representantes na década de 1980, e o pop/hard rock. Cada faixa deste álbum mostra que é possível ser radiofônico com qualidade.

Para gravar “Stranger In This Town”, Richie Sambora contou com dois colegas de trabalho: o baterista Tico Torres, que conseguiu explorar mais elementos de percussão por aqui, e o tecladista David Bryan, que, por aqui, virou mais um organista e pouco roubou a cena, diferente dos momentos mais inspirados do Bon Jovi. O lendário baixista Tony Levin completou a formação que tocou em quase todo o disco.

A introdução “Rest In Peace”, de quase quatro minutos, dá o clima levemente soturno das primeiras músicas do álbum. “Church Of Desire” é um rock melódico de pegada, que destaca Richie Sambora tanto em seus vocais quanto nos timbres de sua guitarra Stratocaster. “Stranger In This Town”, mais melancólica, é o típico blues rock de origem texana que estava sendo praticado naquela época, mas com uma abordagem radiofônica que só um músico do Bon Jovi poderia dar.

Leia também:  Tradição e vanguarda dão o tom do Pearl Jam em “Dark Matter”

O single de maior repercussão do disco foi “Ballad Of Youth”, mas sem muita extravagância comercial. A canção apresenta uma letra consciente e uma grande performance vocal de Richie Sambora. Na sequência, está a linda balada “One Light Burning”, digna de trilha sonora de romances da vida real. “Mr. Bluesman” não é tão blues quanto o título promete, mas conta com a participação de Eric Clapton, além de uma boa performance de Tico Torres na bateria. Gostosa de se ouvir.

“Rosie” foi composta para o multi-platinado “New Jersey”, mas sabe-se lá o motivo de ter ficado de fora. É um hardão sensacional e grudento, com refrão altamente cantarolável. A boa “River Of Love” mantém o clima hard rock, sempre em uma pegada mais tradicional que a praticada, por exemplo, pelo Bon Jovi. No fechamento, Sambora puxa o freio com as baladas “Father Time” e “The Answer”, que exibem muito bem sua potente voz e os cuidados com harmonia e composição.


“Stranger In This Town” não foi um sucesso de vendas – e nem foi concebido para ser. Tornou-se um trabalho de admiração cult, reconhecido por fãs de Bon Jovi que também se identificam com outras vertentes e por admiradores de blues rock que ultrapassaram a barreira do preconceito com relação a Sambora.

Ainda assim, “Stranger In This Town” atingiu marcas interessantes em termos comerciais. O álbum chegou às posições de número 36, 20 e 42 nas paradas de, respectivamente, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Somente um dos singles, “Ballad Of Youth”, entrou na Billboard Hot 100 – e na classificação de número 63. Números tímidos, mas que soam como lucro para alguém que não teve o intuito de fazer um disco tão comercial.

Leia também:  Tradição e vanguarda dão o tom do Pearl Jam em “Dark Matter”

Richie Sambora não lançou um disco solo até o bom “Undiscovered Soul”, de 1998, em função dos compromissos com o Bon Jovi. Mas a audição de “Stranger In This Town” permite a conclusão de que ele deveria ter investido mais em sua carreira solo, mesmo que paralelamente, pois o trabalho é incrível.

Infelizmente, nem mesmo hoje em dia, fora da banda, Sambora não parece estar tão disposto a lançar álbuns. O fraco “Aftermath Of The Lowdown”, de 2012, deve ganhar um sucessor em 2016, quatro anos depois, intitulado “Rise”. Resta-nos esperar. Se seguir o padrão de qualidade de “Stranger In This Town”, vai agradar.

Richie Sambora (vocal, guitarra, violão)
Tony Levin (baixo, Chapman stick)
David Bryan (teclados)
Tico Torres (bateria, percussão)

Músicos adicionais:
Eric Clapton (guitarra solo em 6)
Randy Jackson (baixo adicional)
Jeff Bova (teclados adicionais)
Larry Fast (teclados adicionais)
Robbie Buchanan (programadores)
Rafael Padilla (percussão)
Carol Steele (percussão)
Tawatha Agee (backing vocals)
Bekka Bramlett (backing vocals)
Curtis King (backing vocals)
Brenda White-King (backing vocals)
Franke Previte (backing vocals)
Dean Fasano (backing vocals)

01. Rest In Peace
02. Church Of Desire
03. Stranger In This Town
04. Ballad Of Youth
05. One Light Burning
06. Mr. Bluesman
07. Rosie
08. River Of Love
09. Father Time
10. The Answer

Veja também:

Bon Jovi: os 30 anos do radiofônico “Slippery When Wet”
10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasRichie Sambora: os 25 anos do fantástico "Stranger In This Town"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades