Crypta lança o novo single “A Portrait of Decay”, com videoclipe

Faixa marca a chegada da guitarrista Victoria Villarreal à formação e é uma prévia do próximo disco da banda, ainda não anunciado oficialmente

Desde 2024, a Crypta vem preparando o álbum sucessor de “Shades of Sorrow” (2023). Como uma prévia do que os fãs podem esperar do vindouro disco, a banda disponibilizou na última quinta-feira (24) um novo single chamado “A Portrait of Decay”. 

Descrita como “intensa, atmosférica e melancólica”, a canção foi gravada na Bélgica em junho. É o primeiro lançamento com a guitarrista Victoria Villarreal, oficializada na formação em abril. 

- Advertisement -

Diz um comunicado oficial:

“’A Portrait of Decay’ é a primeira música deste novo capítulo da banda que gostaríamos de compartilhar com vocês, nossos fãs. Decidimos lançá-la antes da campanha do álbum como uma forma de apresentar a nova formação e mostrar a vocês o tipo de som que podem esperar desta nova era da banda. Escolhemos essa música porque acreditamos que ela resume toda a atmosfera de como será o nosso novo material. É uma faixa intensa, atmosférica, melancólica, mas ainda assim um death metal épico e agressivo, que fala sobre a dissociação como uma forma de suportar a dor e o sofrimento.”

“A Portrait of Decay” ganhou também uma arte de capa assinada por Marcos Miller e um clipe, com roteiro escrito pela baterista Luana Dametto. Segundo a integrante, a ideia do vídeo é expressar os contrapontos da faixa e os diferentes sentimentos causados com as mudanças de ambiente:

“O videoclipe é um contraste quase poético com o som áspero do death metal, mas também uma representação cinematográfica da letra: uma paisagem etérea e quase onírica que representa o verdadeiro estado de alguém, pensamentos claros e emoções leves, que lentamente se dissipam com a passagem do tempo e a mudança dos ambientes. Com a chegada da noite e de um cenário muito mais sombrio, surgem sentimentos de estar à deriva e perdido, mostrando como nossas condições e o tempo podem mudar diretamente a maneira como vemos a nós mesmos, sentimos e interagimos.”

Assista abaixo:

O próximo álbum da Crypta

Após o álbum de estreia “Echoes of the Soul” em 2021, a Crypta disponibilizou o segundo disco de estúdio “Shades of Sorrow” em agosto de 2023. Desde 2024, as artistas vêm idealizando o sucessor do material, que ainda não tem nenhuma data de lançamento concreta.

Durante entrevista à Metal Hammer concedida à época, Fernanda Lira revelou que o terceiro álbum utilizaria uma “ideia conceitual” e que a temática escolhida envolveria muita pesquisa e disciplina. Em suas palavras:

“Eu tenho o conceito do álbum – bem, agora vocês sabem que será um álbum conceitual – praticamente pronto na minha mente. Em termos de letras, sei exatamente sobre o que quero escrever e isso vai envolver muito estudo, então tenho um ano muito intenso pela frente.”

Agora, a vocalista e baixista trouxe atualizações a respeito do vindouro projeto. Conversando com Felipe Ernani para o TMDQA em agosto, a musicista adiantou que já terminou de trabalhar no conceito, que, de fato, demandou muito estudo, e mencionou King Diamond, Opeth e Pink Floyd como inspirações:

“Eu acabei de terminar de trabalhar no conceito do disco, porque o novo disco vai ser um disco conceitual, uma coisa que eu sempre sonhei. […] Eu fiz um p*t@ estudo aqui, foram meses lendo diversos livros para criar esse conceito, entender, estudando esses discos para ver como eles conseguem colocar a história, como é feito, precisa de interlúdio, não precisa… São processos, e assim como o processo da escolha de integrante foi feito com calma, o do disco também.”

Victoria Villarreal, guitarrista oficializada na formação neste ano, contribuiu com três composições do álbum. Fernanda acrescentou:

“A gente quer um disco um pouco mais longo, mas a gente já compôs o grosso ali. Agora, falta lapidar. Vamos colocar os solos, vamos colocar a linha vocal.”

De acordo com a integrante, é provável que o disco saia em 2027, com quase quatro anos de intervalo entre o anterior. Apesar da “demora”, a própria acredita que esse era o melhor caminho:

“Muito provavelmente, quando o disco sair, vão ser quase 4 anos entre um disco e outro. Mas a gente quis fazer com calma, para entregar um terceiro disco – que costuma ser importante para as carreiras das bandas, né? – que a gente esteja satisfeita, que os fãs ouçam e falem, ‘pô, valeu a pena esses 3 aninhos e pouco’.”

Ao Wikimetal em abril, Fernanda não entrou em detalhes, mas destacou que as novas músicas terão a “loucura” como foco. Até então, as composições encaminhavam-se para os estágios finais, assim como o tracklist, como explicado:

“Nós já estamos finalizando as composições. Já temos nove das músicas que queremos colocar [no disco]. Depois a gente vai pra fase de lapidação; colocar os solos, finalizar as linhas vocais e tal. Ele vai ser gravado ainda esse ano, mas lá pro final do ano. É um disco que a gente resolveu fazer com muita calma pra fazer direitinho. E o spoiler que eu posso adiantar sobre esse novo projeto é que será um disco 100% conceitual. Eu me aprofundei muito nisso, li diversos livros, li cinco livros para me ajudar na criação dos conceitos, dos personagens e tudo. Então vai ser um disco conceitual e o tema vai ser ‘Loucura’. Acho que é o máximo que eu posso dizer. Ele deve ser lançado apenas em 2027 porque tem turnês aí no meio desse processo todo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | X/Twitter | Facebook | YouTube | Bluesky | Threads | TikTok.

Escolhas do editor
InícioLançamentosCrypta lança o novo single “A Portrait of Decay”, com videoclipe
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades