...

A reflexão de Dave Grohl sobre o atual momento político dos EUA

Vocalista e guitarrista do Foo Fighters destacou que americanos estão imersos em um cenário de "ódio e medo"

Apesar das tentativas de se manter distante da política, o Foo Fighters tem feito críticas ao presidente Donald Trump e à crescente polarização nos Estados Unidos ao longo dos anos. Enquanto divulgava o vindouro disco “Your Favorite Toy”, que sairá na próxima sexta-feira (24), Dave Grohl voltou a falar a respeito do tema.

Durante entrevista ao jornal Irish Times, o vocalista e guitarrista destacou que os americanos estão “profundamente divididos” e imersos em um cenário de “ódio e medo”. Sem citar nomes, o músico deixou claro que precisam acontecer mudanças, que parecem cada vez mais distantes no país.

- Advertisement -

Conforme publicado pela Louder, ele opinou:

“É difícil não se sentir politicamente engajado vivendo nos Estados Unidos, onde estamos profundamente divididos. Há injustiça, há tanto ódio e medo, é algo muito desgastante. Eu tento amar a todos, porque acho que é isso que devemos fazer e eu faço”.

Então, o cantor concluiu:

Mas é preciso haver mudanças e tem sido difícil encontrá-las nos Estados Unidos.”

Foo Fighters e as críticas ao presidente Donald Trump

À PBS em 2018, Dave Grohl chegou a dizer que queria manter o discurso político longe do Foo Fighters. Destacando que o grupo “não é o Rage Against the Machine”, o vocalista e guitarrista explicou à época:

“Posso ter minhas opiniões políticas. Às vezes, fico com raiva e as deixo saírem. Elas estão nas letras das músicas, mas não é comum eu sair por aí explicando que tal música é sobre tal coisa, porque sinto que é importante deixar a interpretação para as outras pessoas. Dito isso, não somos o Rage Against the Machine. Num show, minha intenção é fazer todo mundo esquecer de tudo isso e cantar as nossas músicas conosco.”

De qualquer forma, a banda não deixou de expressar o descontentamento com Donald Trump. À GQ britânica no mesmo ano, o líder explicou:

“Hoje, o sonho americano está quebrado. Eu provavelmente viajei internacionalmente mais do que o nosso atual presidente e a única coisa que eu entendo, e ele não, é que o mundo não é tão grande quanto parece […]. Tenho vergonha do nosso presidente. Quando viajo, sinto como se precisasse pedir desculpas por isso. Pouco importa o que eu penso sobre armas ou religião, mas o que mais incomoda no Trump é o seguinte: ele simplesmente parece um grande idiota.”

Em 2019, o guitarrista Chris Shiflett descreveu o presidente à NME como “a maior vergonha do nosso tempo”. Pouco depois, em 2021, o saudoso baterista Taylor Hawkins comemorou a saída de Trump do poder e a vitória de Joe Biden. Ao Daily Star, o músico declarou:

“Trump é um m*rd@, não tenho medo de dizer isso. Trump dividiu os Estados Unidos mais do que nunca. Fico feliz por ter contribuído para tirar aquele palhaço do poder.”

Em seguida, o baixista Nate Mendel completou:

“Consigo ver pontos positivos agora. Só o fato de não ter que lidar com aquele bombardeio constante de constrangimento como cidadão dos EUA já será um alívio. Tivemos um bando de incompetentes no poder executivo por quatro anos, muita coisa ruim aconteceu e poderia ter sido pior.”

Vale destacar que, em 2024, o Foo Fighters denunciou o uso não autorizado de sua música “My Hero” em um comício de Trump no Arizona. Disse um porta-voz à Billboard:

“Não foi pedida permissão ao Foo Fighters, e se fosse, eles não teriam concedido. Ações apropriadas estão sendo tomadas. Quaisquer royalties recebidos como resultado desse uso serão doados para a campanha Harris/Walz.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA reflexão de Dave Grohl sobre o atual momento político dos EUA
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades