Jon Bon Jovi enfrentou momentos difíceis nos últimos anos. Após uma pequena turnê no início de 2022 marcada por problemas na voz, o cantor do Bon Jovi passou por uma cirurgia reconstrutiva nas cordas vocais, assim como um procedimento complementar chamado medialização.
A partir daí, houve um longo período de recuperação, até que a banda lançasse o disco “Forever”, em junho do ano passado, e, então, anunciasse uma turnê de retorno para 2026 há poucos dias. Segundo o artista, porém, os desafios relacionados ao grupo vinham se acumulando muito antes da derradeira série de apresentações.
Durante participação no podcast How To Fail With Elizabeth Day, Jon explicou que as coisas começaram a ficar turbulentas para ele e os colegas ainda em 2013 — tanto pela saída inesperada do guitarrista Richie Sambora, quanto por “negócios” não especificados que não funcionaram. Como transcrito pela Ultimate Guitar, ele disse:
“Em 2013, eu passei por um período tumultuado. Perdi um companheiro de banda [Richie Sambora] que deixou a banda, a equipe, os fãs, abruptamente. Alguns negócios também não saíram como eu esperava. Mas superamos tudo isso. Fiz cem shows e continuei.”
Já nos dois anos seguintes, o vocalista percebeu que não tinha vontade de compor ou de gravar. À época, devido ao desinteresse, já sentia que havia “algo errado”, apesar de não ter conseguido identificar exatamente o que era:
“Em 2014, meu corpo simplesmente desabou e eu nem percebi. Sei que, quando passava pela minha guitarra, eu não apenas não a tocava, eu mostrava o dedo do meio pra ela. Eu não tinha o menor interesse em ver minha amiga. E em 2015, quando tentei voltar a trabalhar, ainda que um pouco, algo simplesmente não estava certo. Tinha algo errado, mas eu não conseguia entender o que era.”
Contudo, logo depois, a banda continuou com os lançamentos de estúdio e vieram dois discos: “This House is Not for Sale” (2016) e “2020” (2020). Ainda assim, um sentimento estranho perdurava no vocalista, que relembrou:
“Em 2016, lançamos um disco chamado ‘This House is Not For Sale’. É um álbum muito direto. Eu estava com uma postura desafiadora. Trabalhamos, mas, novamente, fisicamente eu não estava bem e não sabia o motivo. Então, a turnê foi bem curta. Depois disso, enquanto estávamos compondo o que viria a ser o ‘2020’, aconteceu a pandemia e naquela época a ideia de fazer uma turnê nem foi cogitada, porque simplesmente não dava.”
Alerta da esposa
Foi no pequeno giro ocorrido pós-pandemia que Jon realmente entendeu a gravidade da situação. Alertado pela própria esposa Dorothea Hurley, o artista caiu na real de que precisava de ajuda quanto à própria voz:
“E em 2022, quando as coisas voltaram a funcionar, pensei: ‘Ok, qual é o problema? Vamos lá, já deixei pra trás as dificuldades do ‘This House is Not For Sale’, superei a Covid, quero voltar a excursionar’. Fiz uma turnê de 15 shows e simplesmente não estava funcionando mais. E eu não entendia o porquê, porque, num mundo cheio de clichês, perguntam ‘você usou o quê?’. Mas não era isso. A única coisa que já entrou no meu nariz foi o meu dedo [risos]. Simplesmente não estava funcionando. E eu insisti. Tentei, e tentei muito todos os dias dessa turnê de 15 shows, que é praticamente nada. No fim do décimo quinto, lembro de entrar no camarim em Nashville, Tennessee, e dizer pra minha esposa: ‘foi até bom’. E ela olhou pra mim e disse: ‘não foi’. As pessoas pensam: ‘nossa, que golpe ouvir isso’. Mas não foi, porque ela sempre vai me dizer a verdade. Naquele dia, lembro de pensar comigo mesmo: ‘Bem, hora de tomar um drink, acho que não consigo mais fazer isso. Não sei o motivo, mas estou em paz com a ideia de parar, porque não vou manchar o meu legado’. E foi aí que começou minha jornada até chegar aqui hoje.”
Jon Bon Jovi teve que reaprender a falar
Como mencionado, Jon precisou passar por uma cirurgia que exigiu três anos e meio de recuperação. O processo foi tão intenso que envolveu até mesmo o reaprendizado da fala, de acordo com o cantor:
“Procurei um cirurgião, que me explicou que uma das minhas cordas vocais literalmente havia atrofiado e que ele poderia fazer uma cirurgia de implante para consertar o problema. […] Se eu soubesse que a recuperação levaria três anos e meio, provavelmente teria dado meia volta. Mas o processo e o progresso foram estáveis o suficiente pra que eu não perdesse a fé. Só que estava longe do que eu imaginava em termos de recuperação. […] Só agora estou disposto a me arriscar e dizer: ‘sim, posso fazer alguns shows, porque me sinto totalmente recuperado.’ Ou, pelo menos, recuperado o bastante pra ter fé no processo. Seis semanas depois da cirurgia, comecei a fazer aulas de fonoaudiologia. […] Tivemos que começar do zero, ela me ensinou primeiro a falar, depois a, finalmente, emitir sons que soassem como canto, e ir melhorando aos poucos durante esse processo. E é uma evolução constante.”
A cirurgia nas cordas vocais
Em fevereiro do ano passado, durante uma sessão de perguntas e respostas promovida pela Pollstar Live, Jon Bon Jovi revelou ter passado por uma cirurgia reconstrutiva nas cordas vocais, além de um procedimento complementar chamado medialização.
Conforme transcrição do Ultimate Classic Rock, ele disse:
“Tornou-se de conhecimento público agora, mas fiz uma grande cirurgia reconstrutiva em minhas cordas vocais e nunca tive nada parecido com isso. Então tem sido um caminho difícil, mas encontrei um médico na Filadélfia que fez algo chamado medialização, porque uma das minhas cordas estava literalmente atrofiada. Às vezes as pessoas ficam com nódulos; isso é bastante comum. Às vezes, desvios de septo e coisas assim prejudicam as cordas. A única coisa que já esteve no meu nariz foi meu dedo. Portanto, foi muito difícil nesta última década ter que lidar com algo que foi fora do meu controle.”
Jon acrescentou que o procedimento foi necessário porque sua corda vocal saudável estava sendo muito forçada para compensar a mais fraca.
“Colocaram um implante plástico e, nos últimos dois anos, estive em reabilitação, me recompondo. Mas estou chegando muito perto de ideal. Fiz na cerimônia de premiação MusiCares a minha primeira apresentação ao vivo em dois anos. Um novo disco está pronto. Então agora eu só quero voltar a praticar duas horas e meia por noite, quatro noites por semana, antes de sair para a estrada de verdade. Mas estou confiante no meu médico.”
Bon Jovi e a “Forever Tour”
Depois de 4 anos, o Bon Jovi sairá em turnê novamente. O grupo confirmou a “Forever Tour” para 2026 após ter feito seu retorno aos palcos em um evento fechado no último mês de junho. Será a primeira excursão da banda depois do tratamento nas cordas vocais de Jon Bon Jovi.
Os problemas vocais de Jon Bon Jovi foram bem divulgados ao longo dos últimos anos, inclusive no documentário “Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi”. A banda finalmente fará a divulgação do álbum “Forever” (2024), que já ganhou até uma versão repaginada com participações de outros artistas neste ano.
Confira as datas abaixo:
- 07/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 09/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 12/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 14/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 16/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 19/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 21/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 23/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 26/07 – Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 28/08 – Edimburgo, Escócia, Reino Unido (Scottish Gas Murrayfield Stadium)
- 30/08 – Dublin, Irlanda (Croke Park)
- 04/09 – Londres, Inglaterra, Reino Unido (Wembley Stadium)
- 06/09 – Londres, Inglaterra, Reino Unido (Wembley Stadium)
- 09/09 – Londres, Inglaterra, Reino Unido (Wembley Stadium)
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
