...

Quem são as integrantes da Dogma substituídas e agora críticas à gestão

Lilith (voz), Lamia (guitarra) e Rusalka (guitarra) contaram que não fazem mais parte da formação da banda e revelaram suas identidades de maneira oficial

Como noticiado, três das cinco integrantes da Dogma foram substituídas. Em texto publicado de maneira conjunta nas redes sociais, Lilith (voz), Lamia (guitarra) e Rusalka (guitarra) não só contaram que não fazem mais parte da formação, como também criticaram a gestão do grupo e revelaram oficialmente suas identidades antes misteriosas. 

Sendo assim, chegou a público pela primeira vez a confirmação de que, respectivamente, Grace Jane, Amber Maldonado e Patri Grief, faziam parte da banda. Formada em 2023, a Dogma ficou conhecida pelos figurinos ousados — inspirados em vestes de freiras — combinados com maquiagem no estilo corpse paint, que “escondiam” quem eram as musicistas.

- Advertisement -

As três integrantes substituídas da Dogma

Todas as três artistas mantêm uma carreira para além da Dogma. Inclusive, os projetos paralelos aparecem com frequência nas redes sociais de cada uma das ex-membros do grupo.

Grace Jane — Lilith

Grace Jane (Lilith), por exemplo, concilia os papéis de vocalista e baixista. Nas redes, a cantora compartilhou registros tocando baixo ao lado das artistas Ziggy Sixx e LONDONGDDS.

Grace Jane como Lilith na banda Dogma (Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)
Grace Jane (Lilith)

Pelo que indica, Grace também costuma subir ao palco de forma solo e liderou um tributo a Ozzy Osbourne em setembro, no Whisky a Go Go, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ainda, toca piano e chegou a publicar um cover de Chopin.

Amber Maldonado — Lamia

Já Amber Maldonado, que adota o nome artístico Aveya, compartilha com frequência uma série de releituras tanto no Instagram quanto no YouTube.

Amber Maldonado, a Lilith da banda Dogma (Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)

Avril Lavigne, Metallica e Bullet for My Valentine estão entre os artistas que ganharam versões da guitarrista, que lançou o álbum autoral e instrumental “The Earth Still Breathes” em 2020.

Em descrição oficial, a instrumentista — que também toca violino — afirma ser “obcecada pelo metal progressivo”. Atualmente, reside em Los Angeles.

Patri Grief — Rusalka

Patri Grief, por sua vez, se dedica à criação de conteúdos voltados à guitarra nas redes. Também atua como líder da banda Pirate Queen e já integrou o grupo Norwald, além de ter colaborado com The Mystic Euphoria Project.

Patri Grief como Rusalka na banda Dogma (Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)

No site AirGigs, a guitarrista, que se define como uma shedder, aparece como natural da Espanha. No perfil disponível na página, relata tocar guitarra há 19 anos e cursar violão clássico, tendo também participado de produções de teatro musical.

Sobre a Dogma

Até o momento, a Dogma lançou apenas um único álbum homônimo em seu ano de surgimento, além de singles. Sobretudo, as letras pregam a libertação em diferentes âmbitos, incluindo sexual, como explicitado no site oficial.

Apenas Nixe (baixo) e Abrahel (bateria) seguem no grupo. Diante dos compromissos suspensos, o próximo show está, até o momento, marcado para esta terça-feira (28), em Denver, Colorado, nos Estados Unidos.

Como aponta uma postagem no Reddit, a formação do grupo já havia passado por uma série de mudanças desde a fundação em 2023. Não há mais informações quanto às novas integrantes.

No último dia 2 de maio, as artistas tocaram no Brasil como parte do “esquenta” do festival Bangers Open Air, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Em resenha para o site IgorMiranda.com.br, Marcelo Vieira escreveu a respeito da performance:

“Táticas de choque visual não são novidade no rock e no metal. Entretanto, ainda é curioso ver como algumas pessoas continuam se surpreendendo. Foi o caso dos painéis que flanqueavam a bateria de Abrahel, da Dogma, primeira atração do palco Hot Stage e segunda como um todo da sexta-feira de aquecimento do Bangers Open Air 2025, no Memorial da América Latina. 

As imagens remetiam a cenas de orgias envolvendo bispos, cardeais e até um monge budista, todos em deleite com a freira mais voluptuosa já vista nos domínios do heavy metal. Um verdadeiro desfile iconoclasta de erotismo sacrilégico. […] O som da Dogma flerta diretamente com o hard rock europeu de pegada clássica, temperado com elementos do heavy metal e algumas pinceladas góticas. A força da performance reside tanto na música quanto na presença cênica das integrantes.”

Posteriormente, o grupo continuou excursionando pelo país como atração de abertura de Fabio Lione, vocalista do Angra. No último dia 14 de agosto, as musicistas encerraram uma agenda pela Europa, incluindo passagens pelos tradicionais festivais Bloodstock e Wacken.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasQuem são as integrantes da Dogma substituídas e agora críticas à gestão
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades