A confusão em torno da Dogma continua. Após as três integrantes recentemente substituídas revelarem suas identidades no último domingo (26) e fazerem acusações de má gestão, o grupo se manifestou oficialmente sobre a questão.
Em um texto publicado no Instagram oficial, a banda ofereceu uma declaração vaga sobre a saída das integrantes. Quanto às acusações feitas contra o empresário de “manipulação, maus-tratos e mentiras” e de transformar a banda em uma marca, nada foi dito.
Há ainda uma foto de cinco integrantes. Ou seja: as musicistas ocupando vocais e as duas guitarras nas vagas faltantes estão definidas, embora nada a respeito delas tenha sido revelado.
A banda escreveu:
“Estamos cientes de declarações online recentes de algumas ex-integrantes não originais do Dogma. Embora respeitemos todas que contribuíram para nossa jornada, queremos deixar claro que Dogma sempre foi e continuará sendo muito maior do que qualquer indivíduo.
Dogma foi fundado com base na criatividade, colaboração e evolução. Como qualquer projeto artístico, a mudança faz parte do nosso crescimento. Cada membro, do passado e do presente, deixou uma marca que ajudou a moldar quem somos hoje, mas a visão e a música da Dogma continuam a avançar por meio da dedicação da equipe atual e do apoio de nossos fãs. Somos gratos pelo tempo, energia e momentos que cada membro compartilhou com a Dogma. Cada contribuição, grande ou pequena, tornou-se parte dessa jornada e sempre será apreciada e valorizada.
Continuamos totalmente comprometidos com os valores que definem o Dogma: autenticidade, liberdade de expressão e conexão por meio da arte. Nosso foco é e sempre será na música, na mensagem e na comunidade que tornaram este projeto o que ele é.
Obrigado a todos que continuam acreditando na Dogma e no que defendemos, porque Dogma nunca foi sobre quem somos, mas sim sobre o que VOCÊ escolhe se tornar…”
Integrantes substituídas da Dogma
A confusão começou no último domingo (26) quando foi revelado que as integrantes Lilith (voz), Lamia (guitarra) e Rusalka (guitarra) haviam sido removidas da Dogma. As três publicaram um texto conjunto no Instagram no qual revelavam suas identidades como sendo Grace Jane, Amber Maldonado e Patri Grief, e acusaram o grupo de ter sido cooptado pelo empresário.
Diz o texto:
“Éramos parte da Dogma.
Amamos esse projeto, mas o que está sendo vendido hoje não é a Dogma.
Durante as turnês, vimos decisões unilaterais, promessas quebradas, manipulação, maus-tratos e mentiras aos fãs.
A pessoa que agora controla o projeto é uma ameaça ao futuro da Dogma e não é um artista nem um músico.
Ele transformou uma banda em uma marca e as pessoas em peças descartáveis.
Traiu as artistas, seus parceiros e os fãs.
A Dogma nasceu da conexão, da música, das histórias que compartilhamos com vocês.
Substituir pessoas sem honestidade não é quem somos.
A Dogma foi criado para defender os ideais de liberdade e libertação — nenhum dos dois pode existir sem integridade e sinceridade com os fãs e com todos os envolvidos no projeto.
Não queremos ver mais fãs sendo enganados, gastando seu dinheiro e devoção em algo vazio.
A verdadeira Dogma está aqui, com aqueles que criaram essa conexão de verdade.
Mas o poder não está em nossas mãos.
Está nas suas. Sempre esteve.
Vocês decidem quem merece manter a música viva.
Nenhum empresário pode controlar isso.
Façam suas vozes serem ouvidas.
Não apoiem uma mentira.
As redes sociais com o nome ‘Official Dogma’ não representam mais a verdadeira banda nem aquilo que defendemos.
Exijam transparência.
Peçam reembolso se não receberam o que lhes foi prometido.
Não deixem ninguém manipulá-los.
E mais: chega de máscaras.
As máscaras foram feitas para proteger identidades, não para substituir pessoas.
O único que precisa tirar a máscara é ele.
O poder de mudar essa história começa com o apoio de vocês.
Nós continuaremos.
A música, a criatividade e a verdade estão do nosso lado.
Colocamos nossas almas nesse projeto e é por isso que vocês conseguiram se conectar com a gente.
Nenhum empresário deveria ter o poder de tirar isso de nós.
Lilith, Lamia & Rusalka.”
Sendo assim, apenas Nixe (baixo) e Abrahel (bateria) seguem na Dogma. Diante dos compromissos suspensos, o próximo show está, até o momento, marcado para esta terça-feira (28), em Denver, Colorado, nos Estados Unidos.
Como aponta uma postagem no Reddit, a formação do grupo já havia passado por uma série de mudanças desde a fundação em 2023.
Sobre a Dogma
Formada em 2023, a Dogma ficou conhecida pelos figurinos ousados — inspirados em vestes de freiras — combinados com maquiagem no estilo corpse paint. Embora existam suspeitas de que a banda de hard-gótico tenha origem latina, pouco se sabe sobre sua origem.
Até o momento, elas lançaram apenas um único álbum homônimo em seu ano de surgimento, além de singles. Sobretudo, as letras pregam a libertação em diferentes âmbitos, incluindo sexual, como explicitado no site oficial.
No último dia 2 de maio, as artistas tocaram no Brasil como parte do “esquenta” do festival Bangers Open Air, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Em resenha para o site IgorMiranda.com.br, Marcelo Vieira escreveu a respeito da performance:
“Táticas de choque visual não são novidade no rock e no metal. Entretanto, ainda é curioso ver como algumas pessoas continuam se surpreendendo. Foi o caso dos painéis que flanqueavam a bateria de Abrahel, da Dogma, primeira atração do palco Hot Stage e segunda como um todo da sexta-feira de aquecimento do Bangers Open Air 2025, no Memorial da América Latina.
As imagens remetiam a cenas de orgias envolvendo bispos, cardeais e até um monge budista, todos em deleite com a freira mais voluptuosa já vista nos domínios do heavy metal. Um verdadeiro desfile iconoclasta de erotismo sacrilégico. […] O som da Dogma flerta diretamente com o hard rock europeu de pegada clássica, temperado com elementos do heavy metal e algumas pinceladas góticas. A força da performance reside tanto na música quanto na presença cênica das integrantes.”
Posteriormente, o grupo continuou excursionando pelo país como atração de abertura de Fabio Lione, vocalista do Angra. No último dia 14 de agosto, as musicistas encerraram uma agenda pela Europa, incluindo passagens pelos tradicionais festivais Bloodstock e Wacken.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Banda excelente! Que pena esta confusão!