Jen Majura ficou mais conhecida como integrante do Evanescence. Entre 2015 e 2022, a guitarrista fez parte do grupo e gravou os discos “Synthesis” (2017) e “The Bitter Truth” (2021). Após a demissão, a musicista alemã chegou a integrar o supergrupo How We End, mas, recentemente, resolveu sair da indústria musical.
Depois que deixou o Evanescence, a artista revelou ter ficado abalada. Conversando com o Ibagenscast em dezembro de 2022, ela contou que optou por se afastar das redes sociais, porque estava “cansada” das especulações quanto à sua vida e precisava de um tempo para “digerir tudo”.
Além disso, diante da pandemia e da situação envolvendo Amy Lee e companhia, a musicista disse ter perdido um pouco da vontade de fazer música. Ao canal Coffee With Ola, confessou no mesmo ano:
“Perdi um pouco da minha música dentro de mim nesses últimos anos. O que eu quero fazer agora, é me reconectar comigo mesma. E sentir, ouvir e tocar minha música novamente.”
Agora, Jen afirmou em uma carta aberta que realmente não se identifica com “a atitude e os valores” do meio musical. Sendo assim, “após muita reflexão”, decidiu afastar-se da cena, como uma maneira de não precisar lidar “com a enorme quantidade de absurdos que acompanham a indústria musical atualmente” – apesar de não descartar a possibilidade de continuar criando música no futuro.
Como uma despedida, a guitarrista prometeu o lançamento de quatro músicas inéditas, gravadas há alguns anos. O texto na íntegra diz:
“Queridos amigos,
Vou tentar ser o mais breve possível: Após muita reflexão, observando o que está acontecendo na indústria da música, os desenvolvimentos relacionados à IA e as mudanças na sociedade, cheguei à conclusão de que é hora de me afastar.
Alguns de vocês já me ouviram falar sobre isso há algum tempo. Em vez de desperdiçar mais um ano da minha vida esperando constantemente por nova energia, impulso e criatividade, cheguei a um ponto em que posso me permitir relaxar em paz. Durante esse tempo, pude colecionar uma quantidade incrível de experiências maravilhosas, turnês, shows, viagens e momentos! Sou grata por cada um deles, mas o mundo mudou. Posso tomar essa decisão com confiança.
Não estou dizendo que nunca mais criarei música, seja gravada ou ao vivo, mas, por enquanto, sinto que há coisas mais saudáveis e melhores para preencher minha vida com boas energias, sem precisar lidar com a enorme quantidade de absurdos que acompanham a indústria musical atualmente. Simplesmente não me identifico mais com a atitude e os valores de hoje.
De coração, desejo tudo de melhor aos criadores ambiciosos e persistentes, sejam jovens ou veteranos. Com o tempo, o significado disso se tornará mais claro.
A vocês, meus fãs, quero dar um abraço virtual gigante e dizer muito obrigada por todo o apoio, amor e confiança ao longo dos anos em que estive ativa em turnês. Sou extremamente grata por tudo isso.
Como uma despedida musical, quero compartilhar quatro faixas com vocês – músicas que foram compostas há mais de uma década junto com o grande guitarrista Dennis Hormes. Encontrei essas antigas demos enquanto limpava meu computador e achei que eram boas demais para não serem compartilhadas. Então, se você chegou até aqui e leu a postagem inteira, acredito que realmente se importa, e essas quatro músicas são para você.”
Sobre Jen Majura
Além do Evanescence, Jen Majura passou pelas bandas Knorkator e Equilibrium e trabalhou como convidada junto ao Rage. Ainda, chegou a disponibilizar dois discos solo: “Jen Majura” (2015) e “Inzenity” (2017). Inicialmente, havia o plano de lançar um terceiro material, como adiantou ao canal Coffee with Ola.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.