Poucos esperavam uma reunião do Black Sabbath em 2011 para lançar um novo álbum — “13” (2013), ainda que sem o baterista Bill Ward. Da mesma forma, praticamente ninguém acredita que a banda possa gravar mais um disco a essa altura. Todavia, a questão passou a ser debatida pelos fãs devido ao show de despedida da formação original, marcado para 5 de julho na Inglaterra.
Diante disso, os integrantes foram perguntados a respeito do tema. E nem mesmo dentro do grupo há um consenso.
Em entrevista à edição 341 da revista Classic Rock, o guitarrista Tony Iommi revelou não estar muito disposto a entrar em estúdio novamente com o grupo. O músico até garante seguir trabalhando em material inédito, mas não com o pensamento no Sabbath e sim em iniciativas isoladas, como os singles “Scent of Dark” e “Deified”, além da parceria “Rocket” com Robbie Williams.
Ele disse:
“Já fui abordado sobre fazer um álbum do Sabbath. Seria bom, mas não quero perder tempo sentando e compondo coisas, como da última vez, e ser uma bagunça.”
Geezer Butler parece ter uma opinião similar à de Iommi, mas pode rever seu posicionamento a depender dos demais colegas. Nas palavras do baixista:
“Eu gostaria que tivéssemos feito outro álbum? Não, eu não gostaria, mas se alguém realmente quiser fazer mais um, eu estaria lá. Mas não só por fazer.”
O mais entusiasmado com a ideia é Bill Ward, que acabou fora da última reunião do Black Sabbath por uma série de problemas contratuais e de saúde. Quando perguntado se faria um novo disco, o baterista tem a resposta na ponta da língua:
“Eu adoraria fazer um novo álbum. Serei direto sobre isso.”
O único a não ter uma resposta publicada foi Ozzy Osbourne. Porém, o cantor tem dito publicamente que irá se aposentar apenas dos palcos e seguirá gravando material inédito.
O que têm feito os membros do Black Sabbath?
Uma nova reunião em estúdio parece distante, mas os integrantes do Black Sabbath seguem ativos na medida do possível.
- Além das eventuais composições inéditas, Tony Iommi trabalha em remasterizações do catálogo da banda — há anos ele promete relançar “Born Again”, único álbum do grupo com o vocalista Ian Gillan;
- Bill Ward afirma trabalhar em vários projetos solo, incluindo um disco que já tem título: “Beyond Aston”, que conta atualmente com 26 faixas desenvolvidas;
- Mais próximo de uma aposentadoria voluntária e o único a não ter enfrentado problemas graves de saúde nos últimos anos, Geezer Butler afirma tocar apenas por diversão em seu estúdio caseiro, sem pretensão de lançar nada novo;
- O caso mais complexo é o de Ozzy Osbourne, debilitado pelo Parkinson e outros problemas de saúde. Ao mesmo tempo, é ele quem tem lançado mais material inédito: disponibilizou os álbuns “Ordinary Man” (2020) e “Patient Number 9” (2022) nos últimos 5 anos.
Os quatro parceiros estarão juntos pelo que deve ser a última vez em um mega festival no estádio Villa Park, em sua cidade natal de Birmingham, Inglaterra, no próximo dia 5 de julho. Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine, é o diretor do evento, que contará ainda com nomes como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Alice in Chains, Gojira, Tool, Halestorm, Anthrax, Lamb of God, Mastodon, Rival Sons e muitos outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.