A despedida do Black Sabbath dos palcos não contará apenas com um show da formação original da banda. Agendada para o dia 5 de julho, no Villa Park, em Birmingham, a apresentação se transformou em um festival próprio, batizado de Back to the Beginning, com o propósito de celebrar “o metal e os pioneiros que o criaram”.
Na data, Ozzy Osbourne realizará um set solo, que também marcará sua aposentadoria definitiva da estrada. Além disso, nomes como Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Guns N’ Roses, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God e Anthrax estão entre as atrações confirmadas do lineup.
Sharon Osbourne, empresária e esposa do Madman, ajudou a montar a programação. Durante entrevista à Music Business Worldwide (via Blabbermouth), a profissional contou que a ideia de chamar outros grupos partiu dela, que começou a entrar em contato com quem imaginava que pudesse aceitar o convite:
“Desde que o Ozzy ficou doente, o que já faz seis anos, ele disse que seu único arrependimento era nunca ter tido a chance de se despedir dos fãs e de todos com quem trabalhou. E aí pensei: ‘como vamos fazer isso sem que o Ozzy se apresente por duas horas e meia?’, porque ele não consegue mais. Então, pensei em convidar todas as bandas com as quais ele já teve proximidade para tocar. Comecei a convidar amigos muito próximos e eles aceitaram. Virou uma celebração da música. Todas as gerações inspiradas pelo Sabbath e Ozzy estarão lá.”
Apesar da felicidade quanto à escalação de músicos, Sharon revelou que há duas bandas que “adoraria” que tocassem no “Back to the Beginning”, mas que recusaram por conflitos de agenda: Judas Priest e AC/DC — mais especificamente, o guitarrista Angus Young. Ela explicou:
“Há duas bandas que adoraríamos que tocassem lá, mas elas não puderam porque já têm compromissos nesse dia. Essas bandas são o Judas Priest, que nasceu no mesmo lugar [que o Sabbath], e o Angus [Young], do AC/DC, porque ele sempre foi um grande apoiador do Ozzy.”
No caso, no dia 5 de julho, o Priest realizará uma apresentação conjunta com o Scorpions, para comemorar os 60 anos de carreira dos colegas de profissão, em Hanôver, na Alemanha. Já o AC/DC estará em turnê pela Europa e tem um show marcado no dia 4 de julho, em Varsóvia, na Polônia.
A explicação do Judas Priest
Durante recente entrevista à Metal Hammer, Rob Halford já havia revelado o convite para participar do Back to the Beginning. Segundo o vocalista, quando Sharon entrou em contato para falar a respeito, o Priest tinha acabado de fechar a mencionada apresentação conjunta com o Scorpions. O cantor relembrou:
“Conhecemos um cara chamado Ossy Hoppe que é meio que um deus do metal na Alemanha. Ele veio conversar comigo em um dos nossos últimos shows e disse: ‘estou organizando um show dos Scorpions para comemorar os 60 anos da banda, na cidade natal deles, você toparia trabalhar com a banda?’. E eu só respondi: ‘fechado, não temos nenhum plano’. Foi tudo anunciado e virou um grande acontecimento e, de repente, recebo uma ligação [da Sharon] falando: ‘Robbie, sei que você tem esse show com os Scorpions, mas será que consideraria vir fazer algo com o Ozzy e os caras? Ele adoraria te ver’.”
A empresária até propôs uma solução e ofereceu dar um jeito de levar Halford para Birmingham na data. Contudo, o vocalista acha “arriscado” agendar duas apresentações em países diferentes para o mesmo dia, como ressaltou:
“Mesmo com um jato particular, existem problemas técnicos. Algo pode dar errado ou o clima pode atrapalhar [o voo]… Fiquei absolutamente arrasado.”
De qualquer forma, K.K. Downing, membro fundador do Priest e parte da formação até 2011, marcará presença no Back to the Beginning. Na opinião de Halford, o antigo colega “representará o espírito da banda”:
“Todos os meus amigos vão estar lá, são grandes bandas e artistas. É um momento maravilhoso e épico para o Sabbath e para o heavy metal — reforça que Birmingham é o berço do metal.”
O show de despedida do Black Sabbath
O Black Sabbath anunciou o último show de sua carreira com a formação original. Acontecerá em 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros irão para as seguintes instituições de caridade:
- Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
- Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
- Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
O evento também verá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estão escalados, além de convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token), Tom Morello e Wolfgang Van Halen.
O último show do Black Sabbath até o momento ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2017, na Genting Arena, em Birmingham, Inglaterra. À época, Tommy Clufetos, integrante da banda solo de Ozzy, substituía Bill Ward nas baquetas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.