Foi-se o tempo quando o Saxon subiria ao palco de um festival como o Bangers Open Air 2025 disposto a mostrar que era digno de figurar como seu headliner. Hoje em dia, com dois membros septuagenários, a lendária banda britânica pareceu conformada com seu status como atração secundária para grupos mais jovens de power metal como Sabaton e Powerwolf.
Não que os problemas de saúde do vocalista Biff Byford, 74, e do baterista Nigel Glocker, 72, tenham deixado qualquer vestígio no Memorial da América Latina, em São Paulo. Mas, em vez daquela voracidade de quem quis varrer as bandas posteriores naquele Monsters of Rock de 1998, o Saxon preferiu neste sábado (3) jogar na segurança em sua nona visita ao Brasil e dar uma aula de metal. E que aula.
Com um relativamente curto tempo para se apresentar, o Saxon sacrificou o setlist que, em outras datas da turnê atual, se concentra na reprodução integral de “Wheels of Steel” (1980), seu segundo e seminal álbum de consolidação. O disco teve apenas três de suas faixas executadas durante a hora na qual a banda esteve no palco Hot Stage.
O mesmo peso no repertório teve o seu trabalho mais recente, “Hell, Fire and Damnation” (2024), cuja faixa-título iniciou a noite de uma forma mais cadenciada. Aos poucos, no entanto, o repertório foi ganhando velocidade, primeiro com “Power and the Glory”, canção que dá nome ao álbum lançado em 1983 e, principalmente, “Motorcycle Man”, a primeira do já citado disco clássico de 1980.
Foi o suficiente para Biff Byford ter o público em sua mão para o restante do repertório, recheado de clássicos. Antes de “Denim and Leather”, faixa-título do álbum de 1981, o vocalista recebeu duas jaquetas de patches das pessoas perto da grade. Uma delas, o próprio cantor usou; a outra foi dada ao “novato” guitarrista Brian Tatler. Desde 2023 na banda, o músico tem renome na cena da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) por ser o principal compositor do Diamond Head, aquela de quem o Metallica fez um monte de cover.
Do também clássico disco de 1981, mais duas faixas emblemáticas foram executadas. “And the Bands Played On” é a música inspirada na participação do grupo na edição inaugural do Monsters of Rock original, em Donington, na Inglaterra, em 1980, praticamente o pai de eventos como o Bangers Open Air.
A outra, “Princess of the Night” veio depois dos coros em “Wheels of Steel” e “Crusader” terem emocionado o público e fechou a apresentação com parte do vigor que o Saxon tinha de sobra até pouco tempo atrás. Até demorou para os anos cobrarem seu preço com a banda. Pelo mostrado no Memorial da América Latina, o custo ainda é mínimo e o lucro foi de quem pôde ver uma exibição digna de um headliner.
**Este conteúdo faz parte da cobertura Bangers Open Air 2025 — clique para conferir outras resenhas com fotos e vídeos.
Repertório — Saxon no Bangers Open Air 2025
- Hell, Fire and Damnation
- Power and the Glory
- Motorcycle Man
- Madame Guillotine
- Heavy Metal Thunder
- Strong Arm of the Law
- 1066
- Denim and Leather
- And the Bands Played On
- 747 (Strangers in the Night)
- Wheels of Steel
- Crusader
- Princess of the Night
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.