...

A triste constatação de viúva sobre câncer de Ronnie James Dio

De acordo com Wendy, vocalista teve primeiros sintomas do tumor no estômagos anos antes de receber o diagnóstico

Ronnie James Dio morreu em maio de 2010. Aos 67 anos, o vocalista batalhava contra um câncer de estômago — descoberto no fim do ano anterior — e não resistiu. 

Antes de receber o diagnóstico da doença, o cantor já lidava com uma forte dor que parecia não ter explicação. Segundo a viúva e empresária Wendy, isso aconteceu antes mesmo da última turnê com o Heaven & Hell — composto por Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria) —, realizada entre maio e agosto de 2009.

- Advertisement -

À época, o artista chegou a ir ao médico. No entanto, não identificaram o tumor num primeiro momento. Ao Los Angeles Times em novembro do ano passado, ela contou:

“Fizeram exames no coração, vários testes [e não conseguiram identificar o problema].”

Com o fim da série de apresentações, Dio não considerava uma pausa e já pensava em outros planos profissionais. Inclusive, cogitava excursionar com sua banda pela Europa. Porém, com a dor ficando cada vez mais forte, ele precisou novamente de um especialista.

Ao consultar-se mais uma vez e realizar um exame de sangue, o vocalista descobriu a doença. Wendy relembrou:

“O médico disse: ‘Não há nada que possamos fazer por você. Você deveria ir para casa e colocar suas coisas em ordem’. Foi horrível. Voltamos para o hotel e choramos muito.”

Posteriormente, o cantor iniciou um tratamento com outro doutor, que, como descrito, tinha uma “visão mais otimista”. Seu estado de saúde melhorou, mas, semanas mais tarde, voltou a piorar. Depois de receber morfina para a dor, entrou em coma e faleceu. 

Em outro bate-papo, Wendy afirmou que os problemas de saúde de Dio envolvendo o estômago começaram cerca de sete anos antes de sua partida e foram atribuídos a uma indigestão. Ao Red Light District Show em 2018, ela fez uma triste constatação: 

“Com câncer de pâncreas e estômago, muitas vezes você não sabe o que há de errado com você até que seja tarde demais. Ronnie tinha muita indigestão e foi a um especialista sete anos antes de falecer. Fizeram testes no coração e outras coisas. Se eu soubesse o que sei agora, insistiria que ele fizesse uma colonoscopia e um ultrassom. Mas, naquela época, não sabíamos nada sobre câncer, então tratamos com um antiácido.”

Após a morte do vocalista, Wendy fundou a Ronnie James Dio Stand Up And Shout Cancer Fund, uma associação de caridade financiada pelo setor privado cujo intuito é trabalhar na prevenção do câncer. No total, a fundação já arrecadou mais de US$ 2 milhões por meio de suas ações.

Sobre Ronnie James Dio

Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.

Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.

A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.

Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.

O último show de Ronnie foi realizado com o Heaven & Hell, no House of Blues, em Atlantic City, nos Estados Unidos, em 28 de agosto de 2009. Na época, a apresentação concluiu a divulgação do álbum “The Devil You Know”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA triste constatação de viúva sobre câncer de Ronnie James Dio
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades