Ronnie James Dio morreu em maio de 2010. Aos 67 anos, o vocalista batalhava contra um câncer de estômago — descoberto no fim do ano anterior — e não resistiu.
Antes de receber o diagnóstico da doença, o cantor já lidava com uma forte dor que parecia não ter explicação. Segundo a viúva e empresária Wendy, isso aconteceu antes mesmo da última turnê com o Heaven & Hell — composto por Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria) —, realizada entre maio e agosto de 2009.
À época, o artista chegou a ir ao médico. No entanto, não identificaram o tumor num primeiro momento. Ao Los Angeles Times em novembro do ano passado, ela contou:
“Fizeram exames no coração, vários testes [e não conseguiram identificar o problema].”
Com o fim da série de apresentações, Dio não considerava uma pausa e já pensava em outros planos profissionais. Inclusive, cogitava excursionar com sua banda pela Europa. Porém, com a dor ficando cada vez mais forte, ele precisou novamente de um especialista.
Ao consultar-se mais uma vez e realizar um exame de sangue, o vocalista descobriu a doença. Wendy relembrou:
“O médico disse: ‘Não há nada que possamos fazer por você. Você deveria ir para casa e colocar suas coisas em ordem’. Foi horrível. Voltamos para o hotel e choramos muito.”
Posteriormente, o cantor iniciou um tratamento com outro doutor, que, como descrito, tinha uma “visão mais otimista”. Seu estado de saúde melhorou, mas, semanas mais tarde, voltou a piorar. Depois de receber morfina para a dor, entrou em coma e faleceu.
Em outro bate-papo, Wendy afirmou que os problemas de saúde de Dio envolvendo o estômago começaram cerca de sete anos antes de sua partida e foram atribuídos a uma indigestão. Ao Red Light District Show em 2018, ela fez uma triste constatação:
“Com câncer de pâncreas e estômago, muitas vezes você não sabe o que há de errado com você até que seja tarde demais. Ronnie tinha muita indigestão e foi a um especialista sete anos antes de falecer. Fizeram testes no coração e outras coisas. Se eu soubesse o que sei agora, insistiria que ele fizesse uma colonoscopia e um ultrassom. Mas, naquela época, não sabíamos nada sobre câncer, então tratamos com um antiácido.”
Após a morte do vocalista, Wendy fundou a Ronnie James Dio Stand Up And Shout Cancer Fund, uma associação de caridade financiada pelo setor privado cujo intuito é trabalhar na prevenção do câncer. No total, a fundação já arrecadou mais de US$ 2 milhões por meio de suas ações.
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
O último show de Ronnie foi realizado com o Heaven & Hell, no House of Blues, em Atlantic City, nos Estados Unidos, em 28 de agosto de 2009. Na época, a apresentação concluiu a divulgação do álbum “The Devil You Know”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.