George Harrison é o autor de algumas das canções mais emblemáticas dos Beatles. “Within You Without You”, “Taxman”, “While My Guitar Gently Weeps”, “Here Comes the Sun” e “Something” são algumas das composições assinadas pelo guitarrista. Isso não significa, porém, que o músico tinha uma grande participação no âmbito criativo.
Paul McCartney já confessou que ele e John Lennon, de certa forma, excluíam o integrante. À The New Yorker, o baixista disse compreender a decisão do amigo de sair temporariamente do Fab Four em 1969 e afirmou:
“John e eu nunca decidimos deixar ele de fora do time de compositores, mas era algo que estava implícito, um acordo verbal extraoficial. Em nossas cabeças, nós devíamos compor as músicas.”
A atitude desagradava profundamente Harrison. Chegava ao ponto de o saudoso guitarrista considerar a situação como o principal problema dentro da banda.
Durante entrevista à uma estação de rádio em 1970 (via Far Out Magazine), ele criticou o aspecto controlador de Macca. Na ocasião, usou a metáfora de “estar preso” para ilustrar como se sentia musicalmente limitado e deixou claro:
“Musicalmente, era como estar preso dentro de um saco e não me deixarem sair, e isso era principalmente por causa do Paul naquela época. O conflito musical, para mim, era o Paul. E, em contrapartida, eu conseguia tocar com qualquer outra banda ou músico e me divertir razoavelmente bem.”
Já em outro momento, para o radialista inglês Allan Freeman em 1975, Harrison afirmou ter perdido a confiança no próprio trabalho diante do comportamento do colega de banda. Ele explicou:
“Eu não tinha confiança em mim mesmo como um guitarrista após ter passado tantos anos com Paul McCartney. Ele me arruinou como guitarrista.”
Pattie Boyd, ex-mulher de Harrison, resumiu a situação no livro “George Harrison: Behind the Locked Door”, escrito por Graeme Thomson. Segundo a ex-modelo, o conflito estava no choque de personalidades.
“George via Paul como difícil. Eles toleravam um ao outro, mas acho que George basicamente não gostava da personalidade de Paul. Acho que eles não se amavam muito.”
Sobre George Harrison
Nascido em Liverpool, Inglaterra, entrou no The Quarrymen aos 15 anos. Permaneceu por toda a evolução do grupo, até chegar aos Beatles, ficando na banda até seu final.
Logo a seguir, deu início a uma carreira solo que não foi tão constante, mas se destacou por seguir caminhos diferentes em comparação aos colegas, integrando aspectos filosóficos e idealistas ao conteúdo.
Também foi o responsável pela formação do Traveling Wilburys, supergrupo que contava com Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne e Roy Orbison. Ainda participou de álbuns de Cream, Eric Clapton, James Taylor, Gary Moore, Paul Simon, Badfinger, Jim Capaldi e trabalhos solo de seus antigos colegas de banda, entre vários outros.
Morreu de câncer aos 58 anos, no dia 29 de novembro de 2001.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.