Ozzy Osbourne saiu em definitivo do Black Sabbath em 1979. À época lidando com uma complicada dependência química, o vocalista deixou a banda em 1977, decidiu retornar em 1978 — às vésperas das gravações do álbum “Never Say Die!” —, até acabar demitido.
Na opinião de Sharon Osbourne, de fato, o marido ultrapassou os limites em relação ao vício, o que ocasionou problemas para o grupo. Porém, segundo a empresária, o que mais incomodava os outros integrantes era na verdade outra questão: a atenção recebida pelo Madman.
Durante participação no podcast The Magnificent Others, apresentado por Billy Corgan (Smashing Pumpkins), a esposa do Príncipe das Trevas afirmou que o guitarrista Tony Iommi, o baterista Bill Ward e o baixista Geezer Butler sentiam inveja de Ozzy. Para ela, era claro que os músicos diminuíam seu companheiro e, por consequência, não entendiam por que ele fazia tanto sucesso.
Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ela explicou:
“Sempre era aquele papo de ‘Ozzy isso, Ozzy aquilo’, só se falava dele. Tony até mandou colocá-lo na lateral [do palco] para poder ficar no centro. E, honestamente, acho que, como ele não tocava nenhum instrumento, seu valor aos olhos deles era pequeno. Eles pensavam: ‘você só canta, tudo o que você faz é cantar’. Então, sinceramente, acho – e isso é algo que já tentei entender – que havia inveja envolvida, porque o Ozzy recebia atenção, como qualquer vocalista recebe. Isso faz parte do trabalho. E eles não estavam recebendo o mesmo reconhecimento que ele. Pensavam: ‘você não faz nada, está bêbado o tempo todo, por que recebe toda essa notoriedade?’. E acho que isso teve muito a ver com a situação. No fim das contas, eles eram apenas garotos.”
Ainda assim, Sharon reconheceu como o marido era o mais fraco quando o assunto envolvia álcool e drogas, enquanto os outros membros conseguiam permanecer razoavelmente estáveis:
“No fim das contas, todos nós sabemos que o Ozzy tinha problemas com bebida. Ele sempre era o primeiro a cair. Era o pior bebedor do mundo e o pior com drogas também. Os outros conseguiam manter uma aparência de ‘estamos bem’. Mas o Ozzy? Sempre no chão.”
Bruce Dickinson também invejoso
Aliás, para a empresária, outro grande nome do metal também sentia inveja de Ozzy: Bruce Dickinson. Após ouvir uma série de ironias e deboches do vocalista do Iron Maiden durante o festival itinerante Ozzfest em 2005, Sharon comandou uma sessão de arremessos de ovos em direção aos músicos. Em artigo escrito pela Billboard sobre a história do evento, ela declarou sobre o incidente:
“[O problema] era só o vocalista. Os outros caras da banda são ótimas pessoas. Não temos problema nenhum. Mas quando você tem um cantor que é tão consumido pela inveja do headliner, nunca dá certo.”
O argumento de Tony Iommi
Em sua autobiografia “Iron Man: Minha jornada pelo céu e pelo inferno com o Black Sabbath”, lançada em 2011, Tony Iommi menciona o fato de ter ocupado a posição central do palco durante os shows do Black Sabbath. Segundo o guitarrista, a decisão nada teve a ver com disputas de ego ou qualquer motivo específico.
“Como os palcos eram muito pequenos, acabávamos ficando meio agrupados. O Ozzy ficava ali na minha frente, mais ou menos, mas depois, quando passamos a tocar em palcos maiores, ele começou a ficar à esquerda, na frente do meu amplificador, e eu me movi para o centro do palco. Não me pergunte por quê, nunca soube. Parecia estranho, mas eu gostei. O centro do palco era o melhor lugar para ouvir como tudo soava. E assim ficou até a nossa separação.”
Ozzy Osbourne e a despedida dos palcos
O Black Sabbath anunciou o último show de sua carreira com a formação original. Acontecerá em 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros irão para as instituições de caridade Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward tocarão juntos pela primeira vez em duas décadas — e pela última vez na carreira.
Em nota, Ozzy Osbourne declarou:
“É minha hora de voltar ao começo… hora de retribuir ao lugar onde nasci. Quão abençoado sou por fazer isso com a ajuda de pessoas que amo? Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham Forever.”
O evento também verá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax e Mastodon estão escalados, além de convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token), Tom Morello e Wolfgang Van Halen.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.