A história do Led Zeppelin ganhará um novo documentário em breve. Chamado “Becoming Led Zeppelin”, o filme dirigido por Bernard MacMahon conta com a colaboração dos próprios músicos e aborda a ascensão da banda ao estrelato. Na América do Norte, chegou ao público na sexta-feira (7).
É a primeira vez em que os membros concordaram em participar de uma produção do tipo. Jimmy Page já disse publicamente ter recusado várias propostas “bastante miseráveis” ao longo dos anos. No entanto, o guitarrista resolveu embarcar na ideia quando percebeu o nível de pesquisa e o foco quase exclusivo na música apresentados pelo diretor.
Ainda assim, o músico quis testar o cineasta antes de dar a sua aprovação final. Durante entrevista ao The Guardian, MacMahon mencionou o fato curioso.
Tudo começou quando Page topou encontrá-lo em novembro de 2017, num hotel em Londres, na Inglaterra. Na ocasião, o diretor mostrou para o artista um livro com um storyboard a respeito do filme — apenas imagens, sem palavras — e começou a explicar como construiria a trama.
Quando chegou no momento da narrativa em que Page e Robert Plant se conheceram, em meados de 1968, o guitarrista decidiu fazer sua primeira constatação: perguntou em qual banda ele estava na época para ver o nível de conhecimento do diretor.
Ao responder Hobbstweedle, Page teria falado algo como “muito bem” e pedido para que ele continuasse. Como estava adquirindo confiança, o guitarrista “abriu as sacolas de compras que havia levado para mostrar que havia trazido seus antigos diários, que datavam dos anos 60”.
Mais um teste
Após cerca de sete horas de conversa, Jimmy Page concordou com o projeto, desde que o documentário envolvesse os outros integrantes. Mas, depois de alguns dias, o guitarrista resolveu testar novamente o diretor.
Como relatado, Page ligou para MacMahon e perguntou: “você gostaria de ir a Pangbourne comigo?”. No caso, a vila em questão teve grande importância para a trajetória do Zeppelin, já que a antiga casa do guitarrista no local serviu como o primeiro espaço de ensaio da banda.
O cineasta e a roteirista Allison McGourty aceitaram o convite. Pouco mais tarde, Page então revelou a real intenção por trás do passeio, como explicado:
“Mais tarde, (Page) revelou que aquilo havia sido um teste. Ele disse: ‘se vocês não tivessem aceitado o convite para ir até Pangbourne, não teríamos feito o filme’.”
Sobre Jimmy Page
Nascido em Heston, Middlesex, Inglaterra, James Patrick Page se destacou como músico de estúdio, acompanhando uma série de nomes históricos da música. Foi guitarrista do The Yardbirds de 1966 a 1968, permanecendo até o primeiro encerramento das atividades do grupo.
A consagração definitiva veio como o idealizador do Led Zeppelin, uma das bandas mais influentes da história. Expandiu suas atividades através da obra do quarteto, se tornando um nome prestigiado para além da arte em si.
Após o desfecho trágico do conjunto, realizou uma série de trabalhos solo, além de ter tocado em projetos como o The Firm e o Coverdale-Page. Também reeditou brevemente a parceria com Robert Plant. Ainda gravou e excursionou com Rolling Stones, The Black Crowes e Foo Fighters, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.