Não é segredo que Phil Collins nunca se sentiu plenamente satisfeito com o Genesis. O surgimento de sua bem-sucedida carreira solo ocorreu justamente para dar vazão a um lado artístico menos contemplado pela banda.
Ainda assim, uma declaração presente em seu novo documentário, “Phil Collins: Drummer First”, chama atenção do público. O baterista e vocalista confessou não ser o maior fã de Genesis.
Conforme transcrição do Ultimate Classic Rock, ele disse:
“Não sou o maior fã do Genesis, sabe? Há coisas que eu gosto, coisas das quais tenho orgulho, mas também coisas das quais sou menos fã. Às vezes pode ser como se as pessoas jogassem tijolos em você.”
O período de décadas como integrante do Genesis traz, claro, boas lembranças a Collins. Ou seja, não é nada pessoal.
“Toco bateria desde os 5 anos. É claro que em algum momento não vai ser tão legal. Tem coisas que gosto de pegar para ouvir, mas tem coisas que nem tanto.”
Diante desse cenário, Phil revelou a música do Genesis que menos aprecia. A escolha recaiu sobre “Down and Out”, faixa presente em “…And Then There Were Three…” (1978), o primeiro desde a saída do guitarrista Steve Hackett.
“Não a ouço há séculos. É uma peça de sua época.”
Disco também criticado
Ao livro “Genesis: 1975 to 2021 – The Phil Collins Years”, de Mario Giammetti, Phil Collins revelou não apreciar “…And Then There Were Three…” no geral.
“Este é provavelmente o meu disco menos favorito. Mas talvez seja só porque não foi um período particularmente feliz da minha vida. Eu contribuí com pequenos pedaços. Mas as músicas eram meio curtas, um pouco inconsequentes.”
A exceção acabou sendo a faixa de encerramento. “Follow You, Follow Me” se tornou o primeiro single da carreira da banda a alcançar o Top 10 de paradas nacionais. O feito foi registrado no Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Países Baixos e Suíça.
“‘Follow You Follow Me’ eu acho ótima. Lembro-me de escrever algumas letras para coisas diferentes. Mas certamente não é o tipo que eu escreveria alguns anos depois no álbum seguinte, ‘Duke’, que era muito mais pessoal.”
Genesis e “…And Then There Were Three…”
Lançado em 1º de março de 1978, “…And Then There Were Three…” marcou o início da mudança sonora do Genesis, buscando uma pegada mais acessível.
As letras abordavam as idas e vindas da vida, como uma metáfora ao que a própria banda enfrentava – também representado no projeto gráfico, feito pela Hipgnosis.
Apesar das críticas negativas externas e internas, o trabalho chegou ao terceiro lugar na parada britânica e ganhou disco de platina nos Estados Unidos.
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