O guitarrista favorito de Billy Gibbons, do ZZ Top

Escolhido do barbudo foi lendário nome que carregava o estilo que tocava no próprio nome

Não é de se surpreender que uma lenda do blues seja o guitarrista preferido de Billy Gibbons. O frontman do ZZ Top foi um dos nomes que melhor mesclou as influências do gênero com o rock, estabelecendo uma sonoridade própria e virando o próprio referência para as gerações posteriores.

Em 2023, a revista Classic Rock pediu que o homem com a barba mais conhecida do show business falasse sobre seu instrumentista de cabeceira. Sobrou espaço não apenas para uma exaltação, mas o encaixe em um contexto.

- Advertisement -

Ele disse, explicando em detalhes:

“Meu guitarrista favorito é B.B. King. O estilo distinto, de uma nota só, sua sustentação e ataque, aquele tipo de coisa de chamada e resposta entre os vocais e os solos… Ele era visto como previsível, o que significa que ele é subestimado.”

As características de um showman não passam despercebidas, colocando King em uma liga própria.

“Obviamente B.B. era um maestro animador, ao invés de um purista do blues, embora ele pudesse fazer isso também. Ele era um ex-colhedor de algodão, mas ele continuou tão modesto, além de ter um ótimo senso de humor, liricamente e na vida. Ele tinha classe.”

As cordas de Billy Gibbons

Em 2020, durante conversa com o canal Sweetwater, Billy revelou um ensinamento que recebeu de B.B. King: o uso de cordas leves e finas. O artista contou ter aderido ao padrão .008 há anos por conselho do ídolo. Ele disse:

“Tive o privilégio de compartilhar um camarim com B.B. King e ele pediu para tocar na minha guitarra um pouco. Na época, eu ouvia aqueles músicos de blues de sonoridades grandes, então, usava cordas bem grossas.”

O músico destacou que só foram necessários alguns segundos até que o “rei do blues” o questionasse.

“Ele olhou para mim de forma interrogativa e disse: ‘por que você está se esforçando tanto?’. Eu não entendi, aí ele explicou que as cordas eram tão grossas. Eu perguntei: ‘não é isso que precisa para chegar àquele som grandioso e raivoso?’”

Leia também:  De Pabllo Vittar a MC Carol, os artistas brasileiros favoritos de Victoria De Angelis

A resposta de B.B. King, nas palavras de Billy Gibbons, foi bastante explicativa. Ele disse que, no passado, quando só tinha um tipo de corda disponível, a Black Diamond de apenas um calibre, os músicos faziam um truque: jogavam fora a mizona, subiam as outras cordas e colocavam uma de banjo para ser a mizinha, deixando tudo mais leve.

Jim Dunlop, da empresa Dunlop, aceitou o desafio de fazer cordas mais leves, de acordo com B.B. King. Foi aí que nasceram as cordas .008 e até .007.

Sobre B.B. King

Nascido em Berclair, Mississippi, Riley B. King ganhou o nome artístico ao trabalhar como DJ e músico contratado da rádio WDIA em Memphis, Tennessee. O B.B. vem de Blues Boy.

Comprou sua primeira guitarra aos 12 anos, pagando 15 dólares. Seu estilo foi forjado a partir da dificuldade de tocar e cantar ao mesmo tempo, dando prioridade a notas prolongadas e passagens intercaladas da voz com o instrumento.

Morreu dia 14 de maio de 2015, em decorrência de complicações causadas pelo diabetes. Fez mais de 15 mil shows em toda a carreira. É até hoje o maior vencedor do Grammy Awards no blues, conquistando 15 estatuetas em 30 indicações.

Sobre Billy Gibbons

Nascido em Houston, Texas, William Frederick Gibbons era filho de um condutor de orquestra e pianista que trabalhava para a produtora cinematográfica MGM. Inspirado pelo amigo Roky Erickson (13th Floor Elevators), formou o The Moving Sidewalks. O grupo lançou um álbum e chegou a abrir shows de Jimi Hendrix.

Em 1969, formou o ZZ Top. Após os primeiros meses, a banda encontrou a formação que durou até 2021, com o baterista Frank Beard e o baixista Dusty Hill, que faleceu e hoje é substituído por Elwood Francis. Venderam mais de 50 milhões de discos e estão no Rock And Roll Hall Of Fame desde 2004.

Ainda gravou trabalhos solo. Também colaborou com bandas e projetos como The Revolting Cocks, Queens of The Stone Age, Nickelback e Gov’t Mule, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO guitarrista favorito de Billy Gibbons, do ZZ Top
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Gente, ele é uns dos Grandes Precursores do Southern-Blues-Rock e caras como ele já ficam muito poucos, são como daqueles bichos em EXTINÇÃO nesta Fauna Única Musicalyeeaah!!!!….

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades