Por que Eddie Van Halen vivia se desentendendo com o produtor Ted Templeman

Guitarrista acabou se aproximando mais do engenheiro de som, com quem formou uma parceria que gerou seu estúdio pessoal

Figura importante nos primeiros anos do Van Halen, Ted Templeman foi o responsável pela produção dos discos da banda na era inicial com David Lee Roth, do primeiro até 1984 (1984), com retorno posterior em For Unlawful Carnal Knowledge (1991). E em todos esses álbuns, ele teve desentendimentos com o guitarrista Eddie Van Halen a respeito do som.

Em entrevista de 2014, resgatada na edição de maio de 2024 da Guitar World, Eddie falou sobre a relação dele com Templeman. O produtor quase sempre colocava algum cover no tracklist, ou vários, no caso de Diver Down (1982).

- Advertisement -

O saudoso guitarrista parecia incomodado com isso. Ele contou:

“Eu estava sempre batendo cabeça com o Ted Templeman sobre o que faz um disco ser bom. ‘Diver Down’ foi um ponto de mudança para mim, porque metade dele era de covers. Quando fizemos ‘Fair Warning’ (1981) eu passei muito mais tempo com Donn Landee (engenheiro) trabalhando no meu som. Me tornei muito mais envolvido no processo de gravação. Para mim, ‘Fair Warning’ era mais verdadeiro em relação ao que eu sou e o que eu acredito que o Van Halen é. Somos uma banda de hard rock e somos uma banda de álbuns.”

A amizade com Donn Landee iniciada durante as gravações de “Fair Warning” foi longe. O então engenheiro de som acabou assumindo o papel de produtor nos álbuns “5150” (1986) e “OU812” (1988). Mais do que isso, foi dessa parceria que surgiu um dos estúdios mais lendários do rock, que permanece em atividade até hoje.

Eddie Van Halen e o 5150

Devido às brigas com Ted Templeman e a amizade com Donn Landee, Eddie ficou motivado a comandar mais a produção dos discos do Van Halen. A partir do álbum “1984”, as gravações passaram a ocorrer no estúdio 5150, que surgiu como uma ideia modesta, mas que com a ajuda de Landee, se tornou a “casa” da banda.

Leia também:  Paul Stanley e Gene Simmons tinham “nariz empinado” desde início do Kiss, segundo Ace Frehley

Eddie contou:

“Eu não pretendia construir um estúdio completo. Só queria um lugar melhor para fazer minha música, assim poderia mostrar para os caras. Eu nunca imaginei que iria se tornar o que se tornou até que começamos a construir. Lentamente ele se tornou muito mais do que eu tinha em mente originalmente. Todo mundo ficou mais surpreso do que eu, especialmente Ted. Eles acharam que eu estava fazendo só uma pequena sala de demos. Então Donn disse: ‘não, cara! Nós vamos fazer discos aqui!’ Donn e eu ficamos realmente próximos e tínhamos uma visão em comum. Todos estavam com medo de que Donn e eu estivéssemos assumindo o controle. Bem… sim! Foi exatamente o que fizemos e os resultados provaram que não éramos idiotas.”

O 5150 fica localizado no Studio City, bairro de Los Angeles dedicado justamente aos estúdios. O nome também foi sugestão de Donn Landee e faz menção ao código policial que permite que pessoas mentalmente descontroladas sejam levadas em custódia. O mesmo número também batizou o álbum de 1986 do Van Halen.

Atualmente, o 5150 é usado por Wolfgang Van Halen, que gravou lá os dois primeiros álbuns de sua banda, o Mammoth WVH. O local já passou por pelo menos duas grandes modificações desde que foi inaugurado, em 1984.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Eddie Van Halen vivia se desentendendo com o produtor Ted...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades